Tóquio 2020

Olimpíadas Videogame foi segredo do sucesso para ouros da Itália no atletismo

Videogame foi segredo do sucesso para ouros da Itália no atletismo

Marcell Jacobs e Gianmarco Tamberi brincaram com jogo de futebol na véspera das suas provas no Estádio Olímpico de Tóquio

  • Olimpíadas | André Avelar, do R7, em Tóquio, no Japão

Jacobs e Tamberi comemoram sucesso juntos na pista

Jacobs e Tamberi comemoram sucesso juntos na pista

Dylan Martinez/Reuters - 1/8/2021

Em uma Olimpíada que escancarou o quanto os competidores podem sofrer com a pressão por resultados, dois italianos deram a receita para as duas inéditas medalhas de ouro no atletismo: uma noite jogando videogame. Lamont Marcell Jacobs (100 metros) e Gianmarco Tamberi (salto em altura) passaram a véspera das suas competições no passatempo favorito deles.

Se por um lado, atletas passam a noite em claro, revisando o que precisam fazer para conquistar a medalha, eventualmente estudando os adversários, os dois italianos estavam tranquilos na Vila Olímpica. O game de futebol é o preferido para os atletas que recentemente comemoraram a conquista da Eurocopa 2020.

“As duas medalhas para a Itália são fantásticas. Estava jogando PlayStation com o Gianmarco no meu quarto e ele falou: ‘já pensou se você vence amanhã?”, contou Marcell Jacobs, filho de mãe italiana e pai americano. “Disse para ele que era impossível, mas, quando ele ganhou uma medalha de ouro cinco minutos antes de mim, disse para mim mesmo: ‘ok, posso fazer isso.’”

Tamberi conquistou a medalha de ouro em um raro empate com o qatari Essa Barshim no salto em atltura. Os dois saltaram 2,37 metros e a competição teve de chegar a um final com o resultado dividido. Menos de dez minutos depois, começou a final dos 100 metros rasos, com Marcell Jacobs deixando todo mundo para trás ao cravar 9s80.

Ainda na pista, os dois se encontraram e deram um longo abraço em um dos momentos mais marcantes da história da Itália em Jogos Olímpicos. Com o encerramento das provas do dia, até mesmo alguns jornalistas italianos entraram em cena com uma bandeira do país para tirar foto com os atletas.

Com as duas conquistas no Estádio Olímpico, a Itália alcançou quatro ouros, totalizando 27 medalhas. Para efeito de comparação, logo após a prova, o Brasil tinha dois ouros, sendo dez medalhas no total.

Chilique após derrota e antivacina: as polêmicas de Novak Djokovic

Últimas