Tóquio 2020

Olimpíadas Tênis de mesa: brasileiro reage, mas acaba derrotado por 4 a 2

Tênis de mesa: brasileiro reage, mas acaba derrotado por 4 a 2

Após ver atleta do Taiwan abrir 3 sets de vantagem nas oitavas de final nos Jogos de Tóquio, Gustavo Tsuboi venceu os dois seguintes 

  • Olimpíadas | Do R7

Tsuboi chegou às oitavas de final em Tóquio

Tsuboi chegou às oitavas de final em Tóquio

Luisa Gonzalez/Reuters - 27.07.2021

Depois de vencer dois adversários e igualar campanhas históricas de compatriotas ao chegar às oitavas de final, Gustavo Tsuboi foi derrotado no tênis de mesa e deu adeus aos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta terça-feira (27). Número 37 do ranking, o brasileiro enfrentou o jovem Lin Jun Yun, do Taiwan, de 19 anos, pelo placar de 4 sets a 2. As parciais foram 5/11, 7/11, 2/11, 11/9, 11/9 e 11/13.

Logo primeiro set, Tsuboi sofreu com número 6 do ranking mundial e foi vencido com facilidade por 5 a 11. Na segunda etapa, Jun Yun manteve o ritmo chegou a abrir 4 pontos de vantagem. Tsuboi fez uso de sua principal arma, o saque, para encostar no placar na metade do set. Porém, Jun Yun retomou a vantagem e fechou por 11 a 7.

No set seguinte, o taiwanês aumentou a pressão e não permitiu qualquer reação do brasileiro. O resultado foi uma diferença no placar ainda maior: 2 a 11.

Reação

Pressionado pela parcial de 3 sets a 0, o quarto período começou equilibrado. Tsuboi acelerou o saque, virou o placar e se manteve na frente até o fim da parcial por 11 a 9. Era o início da reação.

Tsuboi voltou ligado para o quinto set e manteve o ritmo intenso da etapa anterior. Com boa recepção e contra-ataques, retomou a confiança e venceu Jun Yun pela mesma parcial anterior: 11 a 9.

O brasileiro começou o sexto set abrindo quatro pontos de vantagem e teve três set points para empatar a disputa. Mas o taipei resistiu à pressão, virou a parcial e venceu o brasileiro: 11 a 13.

Ao chegar às oitavas de final nos Jogos de Tóquio, Tsuboi igualou feitos de Hugo Calderano, nos Jogos do Rio em 2016, e Hugo Hoyama, em Atlanta 1996. Antes, o número 2 do Brasil havia vencido o nigeriano Quadri Arina e, na estreia, o romeno Ovidiu Ionescu.

Ainda nesta terça-feira, às 8h30, outro brasileiro, Hugo Calderano enfrenta o sul-coreano Jang Woojin, também pelas oitavas de final do torneio.

Últimas