Tóquio 2020

Olimpíadas Softbol abre as competições da Olimpíada de Tóquio nesta terça

Softbol abre as competições da Olimpíada de Tóquio nesta terça

Japão e Austrália jogam às 21h; conheça o esporte chamado de 'beisebol para mulheres', ausente nas últimas duas olimpíadas

Austrália abre a competição de softbol enfrentando o Japão, último campeão olímpico da modalidade

Austrália abre a competição de softbol enfrentando o Japão, último campeão olímpico da modalidade

Divulgação/Softball Australia

A cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio 2020 será nesta sexta-feira (23), mas as competições começam já nesta terça-feira (20), às 21h (horário de Brasília), com o jogo entre Japão e Austrália pelo torneio de softbol. Em seguida, já na madrugada de quarta-feira (21) jogam Itália x Estados Unidos e México x Canadá.

Considerado a versão para mulheres do beisebol, o softbol estreou nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, seguiu até Pequim 2008 e ficou de fora das últimas duas Olimpíadas (Londres 2012 e Rio (2016). O esporte voltou para os jogos de Tóquio 2020, estará de fora de Paris 2024 mas deverá voltar novamente em Los Angeles 2028.

O softbol na Olimpíada é disputado por seis seleções. Elas jogam entre si e as duas primeiras colocadas da chave fazem a final. A terceira e a quarta colocada disputam a medalha de bronze. Os jogos serão nos estádios de beisebol de Yokohama e Fukushima.

Veja a primeira rodada do softbol
Terça (20), às 21h: Japão x Austrália
Quarta (21), às 00h: Itália x Estados Unidos
Quarta (21), às 03h: México x Canadá

Os Estados Unidos já ganharam três das quatro medalhas de ouro disputadas (1996, 2000 e 2004). O Japão é o último campeão olímpico (2008).

O Brasil não participa da disputa porque foi eliminado no torneio pré-olímpico após perder para o Canadá.

As regras do softbol

No softbol as equipes contam com nove jogadoras em um campo conhecido como 'diamante'. 
Elas alternam entre sessões de rebatidas e de campo chamadas entradas.

O time de defesa ou campo consiste em uma arremessadoar, receptora, quatro jogadoras internoas e três defensoras externas.

O equipamento principal é um bastão de até 86 centímetros de comprimento, pesando entre um e cinco quilos; e uma bola, uma esfera de cortiça revestida de couro.

A arremessadora lança a bola para a rebatedora.

Esta precisa rebater a bola e em seguida correr sentido anti-horário ao redor das três bases e voltando para a base onde estava.

O objetivo da equipe em campo é obter três outs por entrada, por:

Bola voadora: pegar uma bola atingida pela rebatedora antes que ela atinja o solo

Bola no solo: quando a bola é rebatida ao longo do solo e a rebatedora não consegue alcançar a primeira base antes do lançamento ou marca para fora

Strike out: Quando a rebatedora não consegue colocar a bola em jogo e recebe três rebatidas.

Quando uma defensora - com a bola na mão - toca a rebatedora antes de esta atingir a base.

Depois de três eliminações, as defensoras passam a rebater.

Estádio de beisebol de Azuma (Fukushima) : O nordeste do país, principal região afetada em 2011 pelo terremoto, tsunami e acidente nuclear de Fukushima, foi associado simbolicamente ao projeto olímpico, chamado de "Jogos da Reconstrução" pelo governo.

Os torneios olímpicos de beisebol, esporte muito popular no Japão, e softbol acontecerão no estádio de Azuma, na cidade de Fukushima

Estádio de beisebol de Azuma (Fukushima) : O nordeste do país, principal região afetada em 2011 pelo terremoto, tsunami e acidente nuclear de Fukushima, foi associado simbolicamente ao projeto olímpico, chamado de "Jogos da Reconstrução" pelo governo. Os torneios olímpicos de beisebol, esporte muito popular no Japão, e softbol acontecerão no estádio de Azuma, na cidade de Fukushima

CHARLY TRIBALLEAU / AFP - 03.08.2019

Uma partida consiste em nove entradas. Se o placar estiver empatado, duas entradas adicionais são jogadas.

As regras do softball são semelhantes às do beisebol, exceto que a área de jogo é mais larga, a bola é maior e menos densa e os arremessos são lançados por baixo. As bolas de softbol tem entre 30,2cm e 30,8cm de circunferência e pesam de 178,0g e 194,8g.

Em média, uma partida de beisebol ou softball dura cerca de três horas.

Tóquio 2020: Veja estádios, ginásios e locais de competição dos Jogos

Últimas