Tóquio 2020

Olimpíadas Seleção de vôlei só será punida se outras atletas testarem positivo

Seleção de vôlei só será punida se outras atletas testarem positivo

Tandara foi suspensa dos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta sexta-feira por potencial violação da regra antidopagem

  • Olimpíadas | Do R7

Tandara foi suspensa e desfalca o Brasil nos últimos dois jogos em Tóquio

Tandara foi suspensa e desfalca o Brasil nos últimos dois jogos em Tóquio

Valentyn Ogirenko/Reuters 04.08.21

A notícia sobre a suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem de Tandara pegou a delegação brasileira em Tóquio 2020 de surpresa. Muita gente passou a temer uma possível punição à toda equipe de vôlei feminina do Brasil. Contudo, essa hipótese só acontece se mais atletas do time violarem a mesma regra.

Segundo o documento 'Regras Antidoping aplicadas em Tóquio 2020', "quando mais de um membro de uma equipe em um esporte coletivo for notificado a respeito de uma violação de regra antidoping, o COI realizará os testes direcionados da equipe durante o período dos Jogos Olímpicos."

O texto diz ainda: "Caso seja verificado que mais de um membro de uma equipe em um esporte coletivo cometou uma violação de regra antidoping durante o periodo dos Jogos Olímpicos, a Divisão Antidoping do CAS poderá impor à equipe uma sanção apropriada (por exemplo, perde de pontos, desqualificação para participar de uma competição, evento ou dos Jogos Olímpicos ou outra sanção) conforme disposto nas regras aplicáveis da Federação Internacional pertinente, além de quaisquer consequências impostas aos atletas individuais que violem uma regra antidoping."

Fora do restante dos Jogos, Tandara retorna ao Brasil ainda nesta sexta-feira, mesmo dia em que a equipe brasileira enfrenta a Coreia do Sul pela semifinal do torneio. O COB não informou que foi a violação cometida pela oposta de 32 anos, e disse que apenas recebeu o comunicado da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) na última madrugada.

Pega no doping, Tandara é campeã olímpica e ataca bola a 106 km/h

Últimas