Tóquio 2020

Olimpíadas Richarlison iguala Ronaldo e busca artilharia do Brasil em Olimpíadas

Richarlison iguala Ronaldo e busca artilharia do Brasil em Olimpíadas

O camisa 10 da seleção brasileira fez cinco gols em três jogos e, por enquanto, é o artilheiro do futebol masculino em Tóquio 2020

  • Olimpíadas | Do R7

Richarlison anotou 5 gols em Tóquio 2020 até agora

Richarlison anotou 5 gols em Tóquio 2020 até agora

Molly Darlington/REUTERS/28-07-2021

A seleção brasileira masculina de futebol fez 7 gols na primeira fase dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Cinco desses gols foram marcados pelo camisa 10, o Richarlison, que termina a fase de grupos como o principal destaque do Brasil. Agora, além da disputa pela medalha, ele briga para ser o artilheiro do Brasil na história das Olimpíadas.

Nesta quarta-feira (25), o Pombo, como é chamado em referência à dança que faz em comemorações imitando a ave, igualou o número de gols marcados por Ronaldo em Jogos Olímpicos. O Fenômeno, que jogou marcou cinco vezes em Atlanta 1996.

Os quatro maiores artilheiro da seleção brasileira em Olimpíadas são: Leandro Damião (quatro gols, em Londres 2012), Neymar (sete gols, em Londres 2012 e Rio 2016), Romário (sete gols, em Seul 1988) e Bebeto (oito gols, em Seul 1988 e Atlanta 1996).

Nesta Olimpíada, Richarlison começou a se destacar ainda no primeiro jogo da seleção, contra a Alemanha, quinta-feira (22), quando marcou os três primeiros gols brasileiros, abrindo 3 a 0, e encaminhando a vitória para uma partida fácil. Depois, os alemães chegaram a diminuir, mas Paulinho marcou no final e o Brasil venceu por 4 a 2.

Na segunda partida, ninguém marcou — empate em 0 a 0 contra a Costa do Marfim, no domingo (25). Mas nesta quarta-feira (28), no fechamento da primeira fase, Richarlison voltou a brilhar e deu a vitória da seleção contra a Arábia Saudita.

A partida contra os sauditas estava enroscada, e encaminhando para um empate até que, aos 30 minutos do segundo tempo, o Pombo colocou a seleção novamente à frente do placar. Matheus Cunha havia feito 1 a 0 ainda no começo do primeiro tempo, e os sauditas empataram pouco depois.

Menos de 15 minutos depois de fazer o 2 a 1, o camisa 10 mandou mais uma para as redes, mas ele recebeu passe do Malcom, que estava impedido no lance, e o gol foi anulado. No entanto, aos 47 minutos, em uma jogada parecida, o pombo aproveitou mais um cruzamento rasteiro e fez o terceiro gol brasileiro.

Com os cinco gols da primeira fase, Richarlison está na artilharia da competição, com um gol a mais que o francês Gignac, que ainda joga, nesta quarta-feira, contra o Japão, pela terceira rodada do grupo A.

Últimas