Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente de comitê sobre mudar Olimpíadas: 'É algo inconcebível'

Yoshiro Mori reconheceu preocupação com surto do coronavírus, mas afirmou que organização está sendo conforme planejado antes da doença

Olimpíadas|Da EFE

Yoshiro Mori diz que está preocupado, mas organização segue normalmente
Yoshiro Mori diz que está preocupado, mas organização segue normalmente Yoshiro Mori diz que está preocupado, mas organização segue normalmente

Cancelar ou adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio - que têm início previsto para julho - por causa da epidemia de coronavírus é "inconcebível", disse nesta quarta-feira o presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, após declarações de outro membro do órgão, que sugeriu que o evento poderia ser adiado por vários anos.

"Eu também fiquei surpreso quando ouvi isso. Francamente, acho que foi um absurdo, é algo inconcebível", disse Mori quando perguntado por repórteres, de acordo com o site japonês "Abema".

Mori reconheceu que também está "preocupado", mas disse que a organização segue em frente, "como planejado". O dirigente acrescentou que conversou com o membro do comitê que assinalou a possibilidade de um adiamento, e que o mesmo se desculpou.

O presidente do comitê organizador acompanhou assim as declarações feitas horas antes por um membro do conselho executivo do comitê, Haruyuki Takahashi, segundo o qual realizar os Jogos conforme o planejado "é a melhor coisa, mas também é necessário pensar em outros planos", como adiá-los por um ou dois anos.

Publicidade

"Cancelar os Jogos é impossível. Se as taxas dos direitos de transmissão, entre outros, não forem pagas, as finanças do Comitê Olímpico Internacional (COI) ficarão comprometidas", disse Takahashi em entrevista ao jornal japonês "Asahi", ressaltando que trata-se de uma opinião pessoal.

Dado que o calendário esportivo está ocupado com outros eventos, "o verão daqui a dois anos seria o mais provável", argumentou.

Publicidade

Desde janeiro, quando os casos do novo coronavírus começaram a ser detectados fora da China, tanto o governo japonês como o comitê organizador têm dito que a epidemia não altera os planos para Tóquio 2020 e que estão em contato constante com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a segurança do evento.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Conheça mulheres que devem ser destaques dos Jogos de Tóquio 2020

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.