Tóquio 2020

Olimpíadas Pira olímpica é acesa, e Olimpíada de Tóquio está oficialmente aberta

Pira olímpica é acesa, e Olimpíada de Tóquio está oficialmente aberta

Estádio Olímpico de Tóquio recebeu, nesta sexta-feira, a cerimônia de abertura da Olimpíada, cujo slogan é 'Unidos pela Emoção'

  • Olimpíadas | Kaique Dalapola, do R7

Tenista Naomi Osaka acendeu a pira olímpica

Tenista Naomi Osaka acendeu a pira olímpica

Jewel SAMAD / AFP

Um dos grandes momentos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foi o acendimento da pira que simboliza o início do maior evento esportivo do mundo. E esse momento foi protagonizado pela tenista japonesa Naomi Osaka, responsável por levar a chama da tocha para a pira, no Estádio Olímpico de Tóquio, no final da manhã desta quinta-feira (23), após quase quatro horas de cerimônia de abertura.

Até chegar nas mãos da tenista nesta quinta-feira, a tocha passou por de ex-atletas, profissionais da saúde, alunos de escolas atingidas por tsunamis e outras personalidades japonesas.

Acompanhe a cobertura completa do 1º dia dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Mas antes disso, a caminhada para levar a tocha olímpica para acender a pira no Estádio Olímpico de Tóquio começou no dia 25 de março, na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão, e foi carregada em um revezamento que envolveu cerca de 10 mil pessoas durante 121 dias.

A cada quatro anos, o acendimento da pira olímpica é sempre muito aguardado pelo público, mas nesta edição as atenções foram ainda mais especiais, porque há 57 anos, quando Tóquio recebeu pela primeira vez os Jogos Olímpicos, esse momento foi histórico. Na ocasião, quem acendeu a chama foi o atleta Yoshinori Sakai, que nasceu em 6 de agosto de 1945, durante os ataques atômicos na cidade de Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial.

No Rio de Janeiro, sede da última Olimpíada, a prefeitura acendeu, na quinta-feira (22), uma réplica da pira olímpica do Jogos Rio 2016 em uma cerimônica que contou com a presença do cônsul-geral do Japão, Ken Hashiba. A chama deve permanecer acesa durante todo o evento em Tóquio.

Últimas