Tóquio 2020

Olimpíadas Maria Portela vence judoca refugiada em 28 segundos

Maria Portela vence judoca refugiada em 28 segundos

Brasileira passou fácil por Nigara Shaheen, que nasceu do Afeganistão e teve se fugir do regime talibã quando era criança

  • Olimpíadas | Do R7

Maria Portela (de branco) derruba Nigara Shaeen, da Equipe Olímpica de Refugiados

Maria Portela (de branco) derruba Nigara Shaeen, da Equipe Olímpica de Refugiados

Jack Guez/AFP - 27.07.2021

A brasileira brasileira Maria Portela confirmou o favoritismo e levou apenas 28 segundos para derrotar nesta terça-feira (27) a judoca Nigara Shaheen, da Equipe Olímpica de Refugiados, pela categoria até 70 kg.

Maria, de 33 anos, disputa a sua terceira olimpíada. Ela vai enfrentar Madina Tomazova, da Rússia, na segunda rodada. Já o brasileiro Rafael Macedo perdeu na primeira luta em apenas 31 segundos e está fora da Olimpíada de Tóquio 2020.

VEJA O QUADRO DE MEDALHAS

Na luta, ela aplicou um golpe perfeito levando a adversária a bater as coisas no tatame, definindo o ippon, e segue em busca da sua medalha inédita.

A adversária da brasileira é uma atleta refugiada nascida no Afeganistão. Nigara começou a praticar judô quando tinha 11 anos, depois que deixou o Afeganisão com a família para fugir do domínio talibã e viver como refugiada em Peshawar, Paquistão. Praticar artes marciais era uma tradição de família.

Nigara Saheen e Maria Portela se enfrentaram na categoria até 70 kg

Nigara Saheen e Maria Portela se enfrentaram na categoria até 70 kg

Emanuele Di Feliciantonio e Gabriela Sabau/IJF/Divulgação

Em entrevista à IJF em 2019, Nigara, de 28 anos, disse que quer ser um exemplo para outras meninas afegãs. "Sendo a única judoca do Afeganistão, teriao que treinar com os homens. Isso é muito frustrante", afirmou. "Infelizmente, existem tantos tabus sociais relacionados com as mulheres que praticam esportes em meu país. Eu ficaria orgulhoso se, no longo prazo, pudesse ser considerada um modelo para outras meninas ou mulheres no Afeganistão. Eu ficaria honrada em ser uma."

div data-app='dpa-sportslive' data-embed-type='iframe-dyn' data-competition-id='oly_so' data-language='pt' data-standalone='results' data-path-css='https://www.r7.com/r7/media/toquio_2020/css/' data-val_tracking-id='UA-10631407-5' data-update-time='30' data-timezone='-3' data-customer='r7' data-src="https://d35y7ofb9zmrr6.cloudfront.net/customers/olympics/aws/2020/dpa-shop/html/index.html" data-path='https://d35y7ofb9zmrr6.cloudfront.net/oly_so/'>

Últimas