Tóquio 2020

Olimpíadas Maria Portela perde no judô após lutar por 15 minutos e chora

Maria Portela perde no judô após lutar por 15 minutos e chora

Brasileira recebeu três punições por falta de combatividade após disputa extenuante contra a russa Madina Taimazova

  • Olimpíadas | Do R7

Maria Portela chora após ser eliminada por receber a terceira punição dos juízes

Maria Portela chora após ser eliminada por receber a terceira punição dos juízes

Sergio Perez/Reuters - 28.07.2021

A brasileira Maria Portela foi eliminada do torneio feminino de judô da Olimpíada de Tóquio 2020 após lutar por quase 15 minutos contra a russa Madina Taimazova na categoria até 70 kg. Portela foi eliminada após receber a terceira punição por falta de combatividade e chorou muito.

Foi a segunda luta de Maria Portela nesta quarta-feira (28). Na primeira, ela ganhou em apenas 28 segundos.

VEJA O QUADRO DE MEDALHAS

Maria Portela, de 33 anos, viu o drama que viveu na Rio 2016 se repetir. Na última olimpíada, ela também foi eliminada na segunda luta por receber punição durante o golden score. Ela deu uma entrada sem pegar no quimono da adversária e foi punida. A judoca da Sogipa estreou em olimpíadas em Londres 2012, quando perdeu por ippon na primeira luta. 

Maria Portela aplicou esse golpe na russa Madina Taimazova, mas o VAR não confirmou a pontuação

Maria Portela aplicou esse golpe na russa Madina Taimazova, mas o VAR não confirmou a pontuação

Jack Guez/AFP - 28.07.2021

Após 4 minutos de luta sem nenhuma das judocas pontuarem, o combate foi para o golden score (prorrogação), em que a primeira que pontuasse seria declarada vencedora.

Durante o golden score, Portela chegou a derrubar a adversária, mas o árbitro de vídeo não confirmou ponto. As duas judocas receberam duas punições (três eliminaria a competidora).

Já cansadas, as judocas passaram dos 10 minutos de tempo extra sem nenhuma conseguir pontuar. O cronômetro precisou ser zerado e começou de novo. Em mais 58 segundos, a luta foi parada e Maria Portela foi penalizada pela terceira vez, sendo desclassificada. Ela não tem direito a tentar uma vaga na repescagem.

No masculino, o judoca Rafael Macedo perdeu na primeira luta em 31 segundos por um adversário do Cazaquistão e foi eliminado.

Maria Portela competiu na categoria até 70 kg

Maria Portela competiu na categoria até 70 kg

Jack Guez/AFP - 28.07.2021
div data-app='dpa-sportslive' data-embed-type='iframe-dyn' data-competition-id='oly_so' data-language='pt' data-standalone='results' data-path-css='https://www.r7.com/r7/media/toquio_2020/css/' data-val_tracking-id='UA-10631407-5' data-update-time='30' data-timezone='-3' data-customer='r7' data-src="https://d35y7ofb9zmrr6.cloudfront.net/customers/olympics/aws/2020/dpa-shop/html/index.html" data-path='https://d35y7ofb9zmrr6.cloudfront.net/oly_so/'>

Últimas