Tóquio 2020

Olimpíadas Brasileiras terminam regata em 10º lugar e ficam fora do pódio

Brasileiras terminam regata em 10º lugar e ficam fora do pódio

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan acabaram regata da medalha da classe 470 na última posição

 Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan na terceira regata na categoria 470 feminino

Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan na terceira regata na categoria 470 feminino

Carlos Barria/Reuters - 26.07.2021

O Brasil encerrou o último dia de disputa da vela nos Jogos Olímpicos de Tóquio sem medalha. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan ficaram na 10ª colocação na regata da medalha e encerraram a participação na classe 470 na nona posição geral. O ouro foi para a Grã-Bretanha, a prata ficou com a Polônia e a dupla da França levou o bronze.

A dupla brasileira entrou na última regata na quinta colocação geral, com 62 pontos perdidos, e precisava vencer ou terminar em 2º, além de torcer por desempenho ruim das polonesas e das eslovenas para ganhar medalha. Das 10 regatas regulares, Fernanda e Ana Barbachan venceram duas etapas.

As brasileiras começaram mal a regata e passaram a primeira boia em oitavo lugar. Na segunda boia, Fernanda e Ana Barbachan conseguiram subir para a sétima posição, mas voltaram a perder uma colocação na terceira boia. Na última perna da regata, as brasileiras perderam o ritmo e terminaram na 10ª colocação.

Fernanda já foi medalhista de bronze em Pequim 2008, ao lado de Isabel Swan. Já com Ana Barbachan, a dupla brasileira ficou em sexto lugar em Londres 2012 e foi oitava no Rio 2016.

Últimas