Raiza Goulão fica em 20º no Mundial de ciclismo montain bike
Pela prova de maratona do Mundial de ciclismo mountain bike, modalidade não-olímpica, Raiza Goulão foi quem teve o melhor resultado...
Olimpíada Todo Dia|Do R7
Seis brasileiros estiveram presentes no Mundial de ciclismo mountain bike na prova de maratona. A modalidade não olímpica aconteceu neste domingo (22), nos Estados Unidos, e contou com representantes do Brasil nos dois naipes. Raiza Goulão foi a brasileira com o melhor desempenho na competição, ficando em 20º lugar.
O percurso
A prova ocorreu na Snowshoe Mountain, em West Virginia. O local fica a 1520 metros de altidude e, embora a elevação não seja novidade para os competidores, é um fator a considerar. Com 104 km de extensão e 1.988m de subida/descida, o percurso conta com uma mistura de singletrack e doubletrack. Assim, existem oportunidades de ultrapassagem, mas também de pilotagem estratégica e defensiva. Os organizadores descrevem a superfície como 8,5 km pavimentadas, 72 km não pavimentadas e os sempre intrigantes 25 km desconhecidos.
As provas
O Mundial de ciclismo mountain bike da categoria de maratona começou com a disputa masculina. Por lá, 84 atletas disputaram a prova, entre eles, cinco brasileiros. Sherman Trezza foi quem teve o melhor resultado entre os ciclistas do Brasil. Ele ficou na 43ª posição com o tempo de 4h57min53s, cerca de 25 minutos atrás do vencedor, o dinamarquês Simon Andreassen.
Carlos Alberto Olímpo ficou em 62º lugar, com a marca de 5h18min33s. Em seguida veio Luiz Miguel Campos Honório, na 69ª colocação com o tempo de 5h30min56. Por fim, José Gabriel Marques e Nicolas Machado não completaram o percurso e ficaram sem marca.
Já no feminino, a brasileira Raiza Goulão fez uma prova forte conseguiu ficar no pelotão do meio. Ela completou o percurso no tempo de 6h00mi45s, cerca de 45 minutos atrás da campeã Mona Mitterwallner, da Áustria. Assim, Raiza cruzou a linha de chegada na 20ª posição.