Joyce Oliveira e Sophia Kelmer avançam no individual em Paris
Brasileiras atuaram no primeiro dia de competições em simples no tênis de mesa
Olimpíada Todo Dia|Do R7
Paris - Sophia Kelmer e Joyce Oliveira estrearam com vitória na disputa individual do tênis de mesa nos Jogos Paralímpicos de Paris. As atletas atuaram ao mesmo tempo na competição sediada na Arena Paris Sul 4, neste domingo (1º).
Mulher mais jovem de toda a delegação brasileira, com 16 anos, Sophia jogou contra a Elena Litvinenko, da delegação de atletas paralímpicos neutros, em confronto pela classe 10, para atletas andantes. A adversária é a 18ª colocada do ranking mundial e tem como resultado mais expressivo um bronze em duplas no Mundial de Pequim, na China, em 2014.
Sophia jogou de frente para a família e foi constante para vencer o primeiro set por 11 a 7. Mais potente nas devoluções, a jovem seguiu dominante para fechar o segundo set em 11 a 5.
O ritmo forte continuou na terceira parcial, na qual Sophia fechou em 11 a 4.
De virada
Bronze nas duplas, Joyce teve pela frente Patamawadee Intanon, da Tailândia. A oponente asiática chegou Paralimpíada como a 16ª colocada do ranking mundial na classe 3, para cadeirantes.
Mais vibrante, a tailandesa venceu dominou o primeiro set, e venceu por 11 a 4. Mas a brasileira se soltou na segunda parcial e empatou o jogo com um 11 a 6.
O terceiro set foi mais equilibrado, com as jogadoras alternando-se na liderança. Joyce acelerou o jogo para chegar em 11 a 9 e virar a partida. Já na quarta parcial, a brasileira foi controlou o duelo, e fechou em 11 a 6 para vencer a partida.
Claudio Massad foi primeiro representante brasileiro do domingo no tênis de mesa. Ele venceu o austríaco Krisztian Gardos e avançou para as quartas de final. Daqui a pouco, Marliane Santos fecha a participaração do Brasil, diante de Asayut Dararat, da Tailândia.