Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

José Neto deixa comando da seleção feminina de basquete

José Neto pede demissão da seleção brasileira de basquete feminino após desligamento do preparador físico Diego Falcão

Olimpíada Todo Dia

Olimpíada Todo Dia|Do R7


José Neto não é mais o técnico da seleção brasileira de basquete feminino. Ele pediu desligamento do cargo junto à Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que aceitou a solicitação do encerramento da parceria, nesta quinta-feira (27). Em publicação em sua rede social, o treinador atribuiu sua decisão à recente demissão do preparador físico Diego Falcão, que se manifestou contrário ao aborto em meio à discussão do PL Antiaborto na última semana.

"Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o preparador físico da seleção brasileira feminina de basquetebol Diego Falcão, profissional com quem trabalho há 17 anos e sempre escolhi para estar comigo nos últimos clubes e seleções em que fui o treinador; também seguindo os princípios e valores da minha fé, da que devo tudo o que sou e tenho, quero comunicar que hoje deixo meu cargo de treinador da seleção brasileira feminina de basquete", escreveu Neto.

Trabalho de conquistas

Neto assumiu a seleção brasileira em 2019, em um projeto de reconstrução do basquete feminino nacional, que vinha passando por momentos turbulentos. Ao longo dos cinco anos a frente da equipe, ele foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos (Lima-2019 e Santiago-2023) e venceu a AmeriCup e o Sul-Americano. Por outro lado, falhou nas duas oportunidades de se classificar para os Jogos Olímpicos, em Tóquio-2020 e em Paris-2024.

Publicidade

Desde quando assumiu a seleção, o treinador mantinha Diego Falcão em sua comissão. O preparador físico foi demitido no último sábado (22), após uma repercussão negativa e pressão das jogadoras por conta de uma fala contra a aborto em meio à discussão do PL Antiaborto. "Qualquer país que aceite o aborto não está ensinando o seu povo a amar, mas a usar a violência para conseguir o que deseja", disse o profissional em seu Instagram, na última semana.

Publicidade

Próximo compromisso da seleção brasileira

Sem contar com José Neto, a Confederação Brasileira de Basquete se programa para anunciar uma nova comissão técnica. O próximo compromisso da seleção brasileira de basquete feminino será o Torneio de Pré-Qualificação para a Copa do Mundo de 2026, que acontecerá entre 19 e 25 de agosto, logo após os Jogos Olímpicos - para o qual o Brasil não está classificado.

"Serei eternamente grato à minha Comissão Técnica, mais especificamente aos meus assistentes diretos João Camargo e Virgil Lopez e, logicamente, ao preparador físico Diego Falcão, assim como a todas as pessoas que fizeram parte deste grupo de trabalho em seus mais diversos setores. Também, todo o sentimento de gratidão a cada atleta que fez parte desta nossa jornada e que não mediu esforços para elevar ainda mais o nível do basquete feminino brasileiro", concluiu o treinador.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.