Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

ITF confirma vaga olímpica de Thiago Monteiro em Paris

Thiago Monteiro assegura vaga olímpica em Paris-2024 após bronze no Pan de Santiago

Olimpíada Todo Dia

Olimpíada Todo Dia|Do R7


Mais uma vaga olímpica para o tênis brasileiro! A Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou, nesta quinta-feira (20), que Thiago Monteiro está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O brasileiro foi medalhista de bronze no Pan de Santiago-2023 e herdou a vaga depois que o argentino Facundo Díaz Acosta não foi convocado por seu país.

Duas vagas olímpicas em cada naipe do tênis estavam em disputa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, que aconteceram entre outubro e novembro do ano passado. Na ocasião, Thiago Monteiro ficou com a medalha de bronze depois de vencer o compatriota Gustavo Heide no jogo decisivo. O campeão foi Facundo Díaz Acosta, enquanto o chileno Tomás Barrios Vera foi prata.

A princípio, Díaz Acosta e Barrios Vera obtiveram as vagas olímpicas. No entanto, a situação mudou quando o argentino não conseguiu ficar entre os quatro melhores tenistas de seu país no ranking mundial. Atualmente, ele é o quinto da lista (64º), atrás de Sebástian Báez (19º), Francisco Cerúndolo (26º), Mariano Navone (29º) e Tomás Etcheverry (32º).

Publicidade

Como há um limite de quatro tenistas por país na disputas de simples, Díaz Acosta foi preterido na escolha da Associação Argentina de Tênis (AAT) e ficou sem a vaga olímpica. Assim, a cota obtida no Pan de Santiago foi realocada e passou a ser de Thiago Monteiro, que a ocupou. Hoje, o brasileiro é o 79º colocado do ranking da ATP e vive um dos melhores momentos da carreira.

Três tenistas em Paris

Publicidade

Thiago Monteiro classificou-se para disputar sua segunda edição de Jogos Olímpicos. Ele esteve presente em Tóquio-2020, quando caiu na primeira rodada. Além do cearense de 30 anos, o Brasil também já tem Laura Pigossi (medalhista de ouro no Pan de Santiago) e Bia Haddad Maia (top-20 do mundo) como atletas do tênis garantidos em Paris-2024.

Além dos três atletas, mais brasileiros podem se classificar para o megaevento. A ITF divulgará a lista final em 2 de julho. No mesmo dia, também haverá a divulgação dos atletas que disputarão as chaves de duplas masculina, feminina e mista. Para o Brasil, os capitães das equipes, Jaime Oncins (masculina) e Luiz Peniza (feminina), definem os duplistas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.