Débora Menezes vence e vai para a semi no parataekwondo
Prata em Tóquio-2020, paulistana é a última representante do Brasil na modalidade
Olimpíada Todo Dia|Do R7
Paris - Última representante do Brasil no parataekwondo, Débora Menezes venceu a espanhola Dalia Santiago e avançou para as semifinais dos Jogos Paralímpicos de Paris. A luta ocorreu neste sábado (31), no Grand Palais.
A paulistana foi prata em Tóquio-2020 na categoria de 58 kg, mas subiu de peso para o ciclo atual. Em disputa entre atletas com mais de 65 kg, ela foi prata nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, e bronze no último Mundial, disputado em Veracruz, no México.
Ela teve pela frente a atual número 5 do ranking mundial. A espanhola foi bronze no Campeonato Europeu de 2024, disputado em Belgrado (Sérvia), e ficou na quinta colocação do último Mundial. O combate foi válido pela classe K44 para atletas com deformação ou amputação dos membros superiores.
Débora abriu o combate de maneira consistente e encaixou dois chutes para abrir 4 a 0 no primeiro minuto. O combate ganhou em emoção, quando a espanhola encaixou uma sequência de chutes. Faltando 3 minutos, o combate estava empatado em 8 a 8. A brasileira voltou à frente do placar ao acetar mais um golpe, enquanto a adversária foi punida duas vezes. A equipe espanhola pediu tempo com desvatagem de 12 a 8 no placar e 2m05 para o fim do combate.
Ao retornar da pausa, Débora aproveitou oportunidades de contrataque e abriu 16 a 8. Mas a oponente acertou dois golpes seguidpos para deixar o placar em 16 a 13. Faltando 13 segundos para o fim, a espanhola foi punida e, em seguida, requisitou revisão de um golpe. O VAR aceitou o pedido, o que deixou o placar em 16 a 14 para Débora.
Segundos depois foi a vez da equipe brasileira pedir revisão, que também foi aceita. O placar ficou em 17 a 15 para a brasileira e seguiu assim até o final.
O parataekwondo brasileiro já conquistou duas medalhas. Na sexta-feira, Ana Carolina Moura levou o ouro na categoria até 65 kg, enquanto Silvana Fernandes faturou o bronze entre atletas com até 57 kg.