Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Como vai ser a Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Paris?

Evento chama atenção pelo ineditismo, mas causa preocupação com a segurança

Olimpíada Todo Dia

Olimpíada Todo Dia|Do R7


Pela primeira vez, a Cerimônia de Abertura de uma Olimpíada de verão vai ser realizada fora de um estádio. A festa vai rolar no Rio Sena e terá outros pontos turísticos de Paris como atração. O OTD em Paris acompanhou um teste operacional que simulou o “desfile” dos atletas.

https://youtu.be/w0G7T5MohV8?si=QajBDtysbz9FS6Gs

As mais de 200 delegações vão ser distribuídas nos famosos barcos que apresentam alguns dos principais pontos turísticos de Paris. Pelo caminho dá para ver o Museu do Louvre, a Praça da Concórdia e a Catedral de Notre-Dame, que passa por reformas após sofrer com um incêndio em 2019.

O maior desafio é que os barcos respeitem um cronograma extremamente preciso e que também tenham capacidade para se adequar às diferentes condições fluviais, detalhou Thierry Laurent, diretor de cerimônias e eventos especiais de Paris-2024.

Publicidade

O evento será acompanhado de perto por mais de 100 mil espectadores, que ficarão às margens do rio. As arquibancadas que vão abrigar esse público começaram a ser montadas nesta semana. Outras 200 mil pessoas poderão acompanhar à festa, de graça, como convidados. Eles vão ficar na parte alta em torno do Sena.

Segurança é preocupação

Publicidade

Como estamos falando de uma cerimônia de abertura com mais de 320 mil pessoas, é claro que a segurança é uma das maiores preocupações da população. Mas o prefeito da polícia parisiense diz estar seguro em relação a isso. “Não existe nenhum ponto específico que nos preocupe. Estamos seguros quanto à segurança do público em torno do Sena e ao perímetro ao redor da cerimônia. Temos uma equipe anti-drone e três forças especiais que serão extraordinariamente dedicadas ao evento”, precisou Laurent Núñez.

Os 180 barcos, sendo 94 relacionados às delegações, vão cumprir com um trajeto de 6 km a uma velocidade média de 9 km/h. O destino final é a Ponte de Iéna, que liga a Torre Eiffel ao Trocadéro. É nesta região que vai rolar a parte protocolar e artística da noite.

Publicidade

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A estimativa é de que o desfile dos barcos ocorra em cerca de 1h10, enquanto a cerimônia completa tem duração prevista de 3h30. Não esqueça de colocar na agenda: a abertura da Olimpíada vai rolar no dia 26 de julho e começa às 19h30 da noite em Paris, portanto, às 14h30 no horário de Brasília.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.