Brenda tem ippon retirado, leva waza-ari e fica com prata
Após sentir gostinho do ouro, Brenda Freitas perde para chinesa Liu Li e fica com medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris-...
Olimpíada Todo Dia|Do R7
Paris - Brenda Freitas perdeu para chinesa Liu Li e ficou com medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Essa foi a primeira vez que a brasileira disputou o megaevento e esteve bem próxima do ouro, inclusive, chegou a ter um ippon marcado pela arbitragem, sentindo o gostinho do título. Porém, a marcação foi revertida. Ainda no tempo normal, a asiática perdeu um waza-ari, também após revisão, mas, no Golden Score, ela colocou fim ao combate e ao sonho da brasileira com novo waza-ari.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
Campanha de Brenda em Paris
Até a final, a brasileira fez campanha primorosa na fase eliminatórias do 70kg J1. A brasileira começou disputa nas quartas de final e encarou a turca Merve Uslu. Em luta relâmpago, a judoca projetou a adversária, que não conseguiu revidar. Ippon aos 7 segundos e vaga nas semifinais. Em seguida, contra a grega Theodora Paschalidou teve luta complicada. Saiu perdendo de waza-ari nos primeiros segundos, mas conseguiu projetar e imobilizar a rival, se garantindo na decisão da categoria.
Brenda Freitas perdeu a visão aos 18 anos, depois de ter sido diagnosticada com uma herpes emocional. A atleta carioca iniciou no judô em 2018, após de ter praticado muay thai. Ela ingressou na seleção brasileira em 2022 e já soma feitos relevantes na carreira. A judoca foi campeã dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, bronze nos Jogos Mundiais da IBSA 2023, ouro no Pan-Americano do Canadá 2022 e bronze no Mundial de Baku 2022.