Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Amanda Schott garante vaga em Paris no levantamento de peso

Amanda Schott se beneficia após convocação da China e garante vaga olímpica na categoria até 71kg

Olimpíada Todo Dia

Olimpíada Todo Dia|Do R7


Vaga olímpica no levantamento de peso! A brasileira Amanda Schott carimbou seu passaporte para disputar os Jogos Olímpicos de Paris-2024 na categoria até 71kg. Ela ficou em 11º lugar no ranking olímpico - apenas as dez primeiras se classificam de forma direta -, mas foi beneficiada porque a China optou por não convocar a representante desta categoria, o que ampliou a zona de classificação.

De acordo com o sistema qualificatório olímpico do levantamento de peso, os dez primeiros atletas de cada uma das dez categorias de peso (cinco masculinas e cinco femininas) garantem vaga para Paris-2024. No entanto, há um limite de que um mesmo país só pode levar três homens e três mulheres aos Jogos Olímpicos, independentemente de quantos atletas estiverem na zona de classificação.

A corrida olímpica durou entre 1º de agosto de 2022 e 28 de abril de 2024, sendo encerrada após a Copa do Mundo de Phuket. Amanda Schott fechou o ranking olímpico na 11ª colocação, com 238kg totais. Ela ficou a apenas 1kg da nigeriana Joy Eze, que ficou na décima posição. A princípio, a brasileira ficaria sem vaga olímpica, mas isto mudou com a convocação da equipe chinesa nesta sexta-feira (10).

A China fechou a corrida olímpica na liderança de todas as cinco categorias femininas. Assim, o país precisou escolher quais seriam as suas representantes em Paris. A decisão foi por levar Hou Zhihui (49kg), Luo Shifang (59kg) e Li Wenwen (+81kg). Portanto, Liao Guifang (71kg) foi preterida e não irá a Paris. Assim, uma nova vaga se abriu na categoria, que ficou com Amanda Schott.

Publicidade

Uma das grandes revelações deste ciclo olímpico, Amanda tem 27 anos de idade e é natural do Rio de Janeiro. Atual recordista brasileira na categoria até 71kg, ela faturou um bronze no arranco no Mundial de Tashkent, de 2021, e bronzes no Campeonato Pan-Americano de 2021 e de 2024. Esta será sua primeira participação olímpica, após também ter participado dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023.

Amanda & Laura

Além de Amanda, o Brasil contará com a participação de Laura Amaro em Paris-2024. Ex-atleta do skeleton, a carioca de 23 anos garantiu sua inédita classificação ao ser nona colocada no ranking olímpico da categoria até 81kg, com 253kg. As disputas do levantamento de peso nos Jogos Olímpicos ocorrerão entre 7 e 11 de agosto, no Paris Expo Porte de Versailles.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.