Super Bowl 2019
Mais Esportes Quem foi Vince Lombardi, que dá nome ao troféu do Super Bowl

Quem foi Vince Lombardi, que dá nome ao troféu do Super Bowl

Treinador levou Green Bay Packers ao título das duas primeiras edições do Super Bowl, a final da NFL (liga de futebol americano), e acabou homenageado

vince lombardi

Imagem do troféu Vince Lombardi, dado ao campeão do Super Bowl

Imagem do troféu Vince Lombardi, dado ao campeão do Super Bowl

EFE/ROBERT SULLIVAN

O Green Bay Packers é um dos times mais populares da NFL no Brasil. As cores parecidas com a da seleção canarinha e os grandes quarterbacks Aaron Rodgers e Brett Favre conquistaram muitos corações em nosso país.

O Super Bowl 53 será transmitido pela ESPN no PlayPlus, a plataforma de streaming do Grupo Record.

Assine já o PlayPlus e acompanhe todos os canais ESPN!

Mas muito antes do lançador, em uma época em que o jogo era outro, o grande destaque e nome mais memorável do time do norte do Estado de Wisconsin era o técnico: Vince Lombardi.

Você talvez já tenha ouvido esse nome, por conta do troféu que é entregue ao campeão da temporada da NFL, no Super Bowl.

Mas já se perguntou por que é ele o homenageado? A resposta vai abaixo.

Vincent Thomas Lombardi era brilhante desde os tempos de faculdade, indo bem tanto nas aulas quanto no campo. Mas sua mente acabou sendo mais útil do que o corpo, já que ele não chegou a atuar profissionalmente como atleta, tendo jogado apenas em uma liga semiprofissional.

Como treinador, por outro lado, sua carreira, que começou com times de ensino médio, demorou a decolar. Foram 15 anos até chegar, em 1954, ao cargo de assistente técnico na NFL, mais precisamente no New York Giants.

Só em 1959 que os desacreditados Packers viram potencial em Lombardi e o contrataram para o cargo de técnico principal.

Daí em diante, seu fantástico conhecimento do esporte e seu perfil motivador, "quase espartano" conquistou a lealdade dos jogadores e fez com que o time do norte vencesse a divisão já em seu segundo ano, sendo campeões em 1961, 1962, 1965, 1966 e 1967.

Vince e seus comandados foram os primeiros a vencer o Super Bowl. E ganharam logo os dois primeiros, contra os Chiefs (1966) e os Raiders (1967).

Por conta dessas conquistas pioneiras, Lombardi, que morreu pouco antes da temporada de 1970, foi incluído no Hall da Fama do futebol americano em 1971. A partir daí, seu nome foi dado ao belo troféu, cobiçado pelos 32 times que disputam a NFL.

Lady Gaga, Katy Perry, Madonna: grandes shows do Super Bowl