Livre Surf Yasmin Neves é o grande destaque no Paúba Super Tubos

Yasmin Neves é o grande destaque no Paúba Super Tubos

Yasmin Neves conquista título de maior onda surfada e termina na 3ª colocação no Paúba Super Tubos Yasmin Neves é o grande destaque no Paúba Super Tubos O rosto marcado pela água fria não foi suficiente para esconder, ao sair do mar, a felicidade de Yasmin Neves, 17 anos, após dropar a maior onda da …

Livre Surf
Yasmin Neves conquista título de maior onda surfada e termina na 3ª colocação no Paúba Super Tubos
Livre Surf

Livre Surf

Livre Surf

Yasmin Neves é o grande destaque no Paúba Super Tubos

O rosto marcado pela água fria não foi suficiente para esconder, ao sair do mar, a felicidade de Yasmin Neves, 17 anos, após dropar a maior onda da série e que lhe rendeu o título de “Melhor Tubo Feminina”, e o terceiro lugar na Feminino Open, modalidade estreante na 4ª edição do Paúba Super Tubos In Memoriam a Pedro Tanaka. O evento aconteceu no último sábado (31).

O drop da Yasmin arrancou aplausos da praia e levou o público ao delírio. A jovem, destemida, é a atual campeã Estadual SUB 16. Ela não chegou a realizar o tubo, mas a organização do evento resolveu premiá-la pela atitude e coragem.

Yasmin está se consolidando em ondas pesadas e ganhando respeito dos mais velhos.

“Como mulher temos que mostrar mais serviço e isso pra mim eu tiro de letra porque eu gosto de ondas grandes.

Ao mesmo tempo é legal ver o número de mulheres big riders que estão aumentando.

Quero me especializar ainda mais em ondas ocas e grandes. Quero incentivar mais meninas a surfarem ondas grandes. Onda grande é muito legal”, confessou Yasmin.

Para Zé Paulo, pai de Yasmin e surfista experiente ver a filha encarando picos que antes eram exclusivos para homens é uma satisfação enorme.

“Primeiramente agradecer aos organizadores do evento que estava impecável. Muito bem realizado e assistir a filha dropar aquela onda insana mostra que ela está no caminho certo e no que depender do meu apoio vai desbravar os melhores picos do mundo ainda”, ressaltou Zé, que é o atual presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e já pensa em colocar em prática um campeonato de tubos organizado pela SPSurf futuramente com premiação alta.

Com o titulo inédito conquistado de “Melhor Tubo Feminina” , Yasmim ratifica o tabu já quebrado de sua geração de mulheres surfistas de ondas pesadas botando para baixo na mais oca e perigosa direita da Paúba sobre uma rasa bancada de areia, mostrando que ali também é lugar de mulheres. Ela competiu com Isabela Saldanha (1ª), Julia Duarte (2º) e Briguitte Linn (4º).

“É muito legal competir com essas meninas que mostraram coragem nessas ondas grandes e cavadas.

Ver a evolução do surf feminino neste tipo de onda é empolgante porque a gente quebra o estereótipo de que meninas não conseguem pegar ondas fortes e cavadas.

Eu sempre vou incentivar o surfe feminino e levantar a bandeira de que as meninas podem e devem surfar ondas grandes. Estão todas de parabéns”, finalizou Yasmim.

Além de Yasmin, Caio Costa foi o campeão da Expression Session, Marcio Grillo ficou com o melhor Tubo Open, Bruno Rocha com o melhor Tubo Bodyboard, Yuri Pecene com o melhor Tubo Bodysurf.

O evento contou com a presença Samuel Pupo, João Chumbinho e JP Costa, que fizeram um show a parte numa apresentação especial nos tubos da Paúba. Phil Rajzman, bicampeão mundial de longboard, também manteve presença no evento.

A quarta edição foi em homenagem ao surfista Pedro Tanaka, 23 anos, morador de Maresias, tricampeão paulista e bicampeão brasileiro universitário de surfe, que faleceu no dia 26 de março, numa sessão de pesca submarina. Na terceira edição, que ocorreu no início de 2021, Tanaka foi o vice-campeão, ficando atrás de Caio Costa.

Livre Surf

Livre Surf

Livre Surf
Resultado final da 4ª edição do Paúba Super Tubos Feminino Open 1º Isabela Saldanha 2º Júlia Duarte 3º Yasmin Neves 4º Briguitte Linn Masculino Open 1º Igor Moraes 2º Phil Rajzman 3º Marcio Grillo 4º Murilo Coura Bodysurf 1º Yuri Pecene 2º Diego Pintinho 3º Phil Rajzman 4º Rogério Caju Bodyboard 1º Paola Simão 2º Mayara Lopes 3º Gabriela Scarabuci

4º Ana Clara Cintra

Últimas