A Prefeitura do Guarujá negou pedido para prática do surf feito pela Associação de Surf do Guaruja, mas manteve liberado o uso do calçadão para caminhadas e outras atividades físicas ou esportivas.
O tema do surf durante a quarentena tem dividido opinião mesmo entre surfistas.
Livre Surf
Livre SurfPrefeitura do Guarujá negou pedido para prática do surf
A Associação de Surf de Guarujá fez um pedido ao prefeito para liberação da praia para esportes individuais.
Na carta enviada ao prefeito, a associação diz que o surf é mais que um esporte, além de que, é praticado individualmente.
A partir do questionamento, a prefeitura respondeu que segue a determinação definida pelos nove prefeitos da Baixada Santista via Condesb:
A determinação afirma que ainda não é possível utilizar as praias da cidade. Reitera que a medida também foi adotada pelas principais cidades litorâneas não só no Brasil, mas em diversas cidades do mundo.
A prefeitura do Guarujá também informou em nota que o município vem analisando, de forma metropolitana, riscos e formatos para um possível relaxamento de algumas medidas restritivas impostas em razão da pandemia, mas observa que a liberação para a prática do surfe acentuaria o potencial de atração de frequentadores às praias, inclusive vindos de outras cidades, podendo causar distúrbios nas barreiras rodoviárias e nas travessias marítimas, montadas, também, em razão da pandemia.
Abaixo a carta da ASG
Livre Surf
Livre SurfA Prefeitura de Guarujá liberou entretanto o uso parcial dos calçadões das praias da cidade durante os dias de semana, a partir desta quarta-feira (15).
Caminhadas e outras atividades físicas ou esportivas, além de passeios com animais domésticos estão permitidos, exceto aos finais de semana prolongados. A determinação de evitar aglomerações continua valendo.
Porém, de acordo com a prefeitura, a circulação nos calçadões também está proibida em pontos facultativos, feriados e fins de semana que os antecedem ou sucedem.
No feriado de Páscoa a Prefeitura interditou os calçadões da orla das praias com gradis, proibindo a circulação de pessoas nesses locais.
A medida foi reavaliada nesta segunda-feira (13), e os gradis reorganizados de maneira horizontal, permitindo que as pessoas utilizem uma parte do calçadão, mas sem aglomeração.
Para controle do acesso, a Guarda Civil Municipal (CGM) vai continuar mantendo o patrulhamento com quadriciclos e bicicletas e com viaturas em pontos estratégicos por toda extensão da orla das praias.
A prefeitura do Guarujá liberou o calçadão das praias para caminhadas e outras atividades físicas ou esportivas, além de passeios com animais domésticos durante a semana e no período diurno durante a pandemia, sem lembrar que o surf também é um esporte individual, uma prática desportiva que trabalha diretamente o físico e o psicológico do praticante, assim mostrando um forte preconceito com o esporte e com os surfistas da cidade.
Benefícios do Surf
Os surfista favoráveis a liberação da prática do esporte mesmo durante a quarentena alegam que o surf traz inúmero benefícios a saúde e portanto deveria ser liberado imediatamente.
1. Aumenta a qualidade de vida e diminui o estresse
Surfar ajuda a esquecer o estresse do dia a dia. O corpo libera substâncias que dão a sensação de bem-estar. Além disso, o foco no exercício fará com que você esqueça de todo o resto. A prática muda seu estilo de vida. O contato com o mar e a natureza trará sensação de liberdade e consciência corporal aguçada. Isso tudo reflete no aumento da qualidade de vida.
2. Fortalece e tonifica a musculatura corporal
Ficar em pé numa prancha exige muito esforço. Consequentemente esse esforço repetitivo tonificará a musculatura. Os movimentos realizados durante uma sessão de surfe trabalham todos os músculos do corpo de uma só vez.
3. Auxilia no emagrecimento
O surfe também ajuda no emagrecimento. Em média, uma pessoa pode perder de 200 a 400 calorias com uma hora de prática. A perda de peso é variável de pessoa para pessoa, mas o surfe é uma excelente opção para se manter ativo nos dias de calor.
4. Melhora a respiração e a capacidade cardiorrespiratória
Em cima de uma prancha, dentro do mar, todos os seus músculos precisam ser trabalhados em sincronia, portanto, seu sistema cardiorrespiratório precisa estar alinhado com todos eles. O exercício aeróbico se intensifica durante a passagem da arrebentação com a remada e mergulhos.
5. Aumenta a resistência
Domar as ondas e dominar o mar pode ser desafiante. Vai ser preciso remar muito, depois se manter de pé na prancha e nadar quando estiver na água, alternando tudo isso várias vezes. Todo esse esforço fará com que seu corpo crie resistência e se aperfeiçoe com o passar do tempo e a prática.
6. Aumenta o equilíbrio
Para se equilibrar em uma prancha é preciso prática e postura correta, além de agilidade para driblar os obstáculos no mar. Isso trará mais equilíbrio ao corpo, fazendo com que esse benefício seja notado dentro e fora do mar.
7. Melhora a coordenação motora
A frequência dos movimentos fará com que a postura seja corrigida, e o sistema cardiorrespiratório fique resistente e alinhado. A alternância deles trará uma significativa melhora da coordenação motora, pois será preciso agilidade para alternar entre remada, mergulho, ficar em pé e manobrar.
Surf liberado em algumas ilhas do Havaí
Em muitos lugares do mundo as praias estão fechadas por causa da pandemia de coronavírus e os surfistas não podem fazer o que tanto gostam.
Livre Surf
Livre SurfMas Tatiana Weston-Webb, brasileira classificada para os Jogos Olímpicos na modalidade, vive em Kauai, uma das ilhas do Havaí, e tem conseguido treinar com sua prancha diariamente, lá a praia está liberada apenas para prática do surf.
Disse Tatiana Weston-Webb
“Aqui no Havaí estamos liberados para surfar, então estamos treinando. Quando não estou na praia eu realmente fico em casa, não vamos ao mercado todos os dias, e estou aproveitando muito para cuidar muito do meu jardim. Então se não for para surfar, fico em casa”
A Livresurf é da opinião que todos devemos respeitar as leis de sua região, para enfrentarmos juntos esse difícil momento da sociedade e voltarmos o quanto antes a normalidade da vida. Nos solidarizamos com todas as vítimas e suas famílias. E por fim, estamos na torcida para que o surf volte ao normal o quanto antes, tendo em vista todos os seus benefícios. #estamosnatorcida