Livre Surf O Tour Mundial de Surf volta em um mês – aquecendo os motores

O Tour Mundial de Surf volta em um mês – aquecendo os motores

O Tour Mundial de Surf Masculino de 2021 volta em 8 de Dezembro de 2020, o feminino volta um pouco antes, ainda este mês no dia 25 de Novembro. Apesar de termos tido alguns eventos para aquecer os motores, provavelmente muita gente se esqueceu de onde paramos no ano passado, afinal faz um ano que …

Livre Surf

O Tour Mundial de Surf Masculino de 2021 volta em 8 de Dezembro de 2020, o feminino volta um pouco antes, ainda este mês no dia 25 de Novembro.

Apesar de termos tido alguns eventos para aquecer os motores, provavelmente muita gente se esqueceu de onde paramos no ano passado, afinal faz um ano que estamos sem assistir uma etapa do tour mundial de surf.

Italo Ferreira Havai

Italo Ferreira Havai

Livre Surf
Italo Ferreira Havai

Onde paramos no Tour Mundial de Surf de 2019?

Que mais uma vez um brasileiro saiu campeão do campeonato mundial de surf todo mundo deve se lembrar, 2019 foi o ano de Italo Ferreira, no ano anterior 2018 tivemos o bicampeonato de Gabriel Medina.

Mas estes resultados, além de uma série de outras estatísticas tem apontado o crescimento do brazilian storm, se você estiver na dúvida basta olhar os rankings do QS para ver quantos brasileiros andam batendo na trave e se preparando para entrar no tour.

O sulafricano Jordy Smith era o único estrangeiro capaz de ameaçar uma vitória brasileira na ocasião, ainda assim com poucas chances, Julian Wilson que poderia ser o algoz de 2018, na última temporada terminou em 11• lugar.

Livre Surf

Livre Surf

Livre Surf
Jordy Smith

Outro ponto a lembrar foi o retorno de John John Florence. O havaiano ficou fora por 5 etapas da temporada de 2019, mas voltou a tempo de manter seu lugar de segundo melhor norte americano no ranking do tour, posição que vale a classificação para as Olimpíadas de Tokio. Quem ficou de fora foi Kelly Slater, que merecia uma vaga de honra.

john john florence

john john florence

Livre Surf
john john florence

E por falar em Olimpíadas, a vitória de Italo Ferreira mudou o quadro brasileiro nas olimpíadas, que antes apostávamos facilmente em Gabriel Medina e Filipe Toledo. O surfista de Ubatuba acabou ficando de fora.

No surf feminino, temos duas representantes para as olimpíadas, Tatiana Weston-Webb e a surfista mais good vibes do tour: Silvana Lima.

Adoramos a Silvana, então é uma pena lembrar que ela não se classificou para o tour de 2021. Em 2019 ela acabou ficando de fora de duas etapas por conta de uma lesão o que atrapalhou sua performance.

Polêmicas rabeadas de 2019

Talvez o tempo tenha esfriado as polêmicas baterias entre Gabriel Medina e Caio Ibelli, mas nós estamos aqui para não deixar ninguém esquecer. Se quiser ler as matérias da época é só clicar aqui.

Na etapa de Portugal, no Round de 16, Gabriel Medina não se atentou a uma bandeira de prioridade que indicava Caio Ibelli como próximo e com isso o surfista de Maresias realizou uma interferência no compatriota.

O caso foi polêmico e acabou na sala do comissário da competição.

Na etapa seguinte, em Pipeline, os dois se reencontraram, e Gabriel Medina fez uma nova interferência… mas desta vez muito bem calculada, usando as regras para evitar que Caio Ibelli surfasse uma possível onda da virada e descartando uma nota que não mudava em nada o resultado final que tirava o guarujaense da disputa.

Caio Ibelli

Caio Ibelli

Livre Surf
Caio Ibelli

As novidades do Tour Mundial de 2021

A WSL aproveitou esse momento de parada para implementar uma série de mudanças que vinha preparando, a principal dela é o WSL Finals.

Em 2021 o tour mundial de surf irá até agosto, pois em setembro os 5 melhores colocados voltarão a água para definir o vencedor em um evento especial chamado WSL Finals.

O local do evento ainda não foi divulgado, talvez por não ter sido definido.

Com tantas mudanças e com o retorno do surf, nossa expectativa é ter cada vez mais competições mais emocionantes e ondas mais radicais para que o propósito do tour mundial de surf seja cumprido: os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do mundo.

Além disso, esperamos que mais pessoas se interessem pelo esporte e grandes empresas continuem investindo para que o surf cada vez mais possa crescer e elevar os surfistas com ele.

#EstamosNaTorcida

Últimas