Lance Quem será o campeão da Premier League? Confira o raio-x da disputa

Quem será o campeão da Premier League? Confira o raio-x da disputa

Liverpool e Manchester City brigam ponto a ponto para saber quem será o campeão inglês no dia 12 de maio; Citizens terão a tabela mais complicada e Reds torcem por tropeço

Liverpool e Manchester City brigam ponto a ponto para saber quem será o campeão inglês no dia 12 de maio; Citizens terão a tabela mais complicada e Reds torcem por tropeço

Lance

Lance

Lance

Daqui a menos de um mês a Premier League terá o seu campeão levantando a taça tão sonhada pelos 20 clubes que a disputam. Liverpool e Manchester City, ponto a ponto, brigam pelo troféu e pela alcunha de campeão inglês da temporada 2018/2019, mas conquistar o título não será uma tarefa muito fácil.

Restam apenas quatro rodadas (cinco para o City) para o final da competição e os dois postulantes ao título estão separados por apenas dois pontos e podem chegar a uma incrível marca de um campeão com 100 pontos, e o vice-campeão com 97.

Mas até o dia 12 de maio muita coisa pode acontecer, as equipes podem ser derrotadas e desperdiçar pontos pelo meio do caminho e é por conta disso que o LANCE! mostra um raio-x da disputa entre os Reds e os Citizens pelo título do campeonato mais disputado da Europa.

TABELA FAVORÁVEL OU COMPLICADA?

Manchester United x Manchester City

Manchester United x Manchester City

Lance

United e City farão o jogo da temporada (Foto: Reprodução)

A disputa ponto por ponto pela liderança da liga provavelmente será levada até a última rodada, no dia 12 de maio. No entanto, até lá os times terão quatro (cinco para o City) compromissos até o encerramento da competição.

O Liverpool tem uma tabela considerada 'mais tranquila' já que enfrenta Cardiff (fora), Huddersfield (casa), Newcastle (fora) e Wolverhampton (casa). Já o Manchester City passará por desafios como Tottenham (casa), Burnley (fora), Leicester (casa), Brighton (fora), além do jogo atrasado com o Manchester United, que pode ter efeito providencial na briga pelo título.

O QUE ESTÁ EM JOGO?

O City é o atual campeão nacional e cotado como o principal favorito ao bicampeonato na temporada 2018/2019

O City é o atual campeão nacional e cotado como o principal favorito ao bicampeonato na temporada 2018/2019

Lance

City é o atual campeão inglês (Foto: PAUL ELLIS / AFP)

Para o Manchester City, o título desta temporada significa o bicampeonato consecutivo, e o quarto nas últimas dez edições da Premier League. Além do mais, representaria mais uma demonstração de potencial de crescimento do clube, que almeja voos altos no cenário do futebol europeu.

Já para o Liverpool, o título da Premier League é uma obsessão. Apesar de ser o segundo maior campeão inglês, os Reds jamais conquistaram a era moderna da competição, que começou em 1992, e estão desde 1990 sem vencer o campeonato.

PERSONAGENS

Virgil Van Dijk e Sadio Mané

Virgil Van Dijk e Sadio Mané

Lance

Van Dijk e Mané são os principais nomes dos Liverpool (Foto: AFP)

Se na temporada passada Mohamed Salah foi o principal jogador do Liverpool no campeonato, Virgil Van Dijk e Sadio Mané assumiram o posto nesta edição da Premier League. O zagueiro e o atacante se destacaram durante todo campeonato e chegam na reta final como principais nomes dos Reds na briga pelo título.

Já do lado do Manchester City, ninguém está jogando mais do que Raheem Sterling. O jovem camisa 7 dos Citizens se tornou o jogador mais decisivo da equipe e vem marcando gols importantes para que o time de Pep Guardiola siga na disputa até o fim.

CONFRONTO DIRETO

Liverpool x City - Mahrez

Liverpool x City - Mahrez

Lance

Mahrez perdeu pênalti no jogo do turno (Foto: PAUL ELLIS / AFP)

Apesar de não se enfrentarem mais até o final do campeonato, Manchester City e Liverpool protagonizaram grandes jogos quando se encontraram ao decorrer da Premier League. Em Anfield, no jogo do turno, em 7 de outubro de 2018, os Citizens tiveram a chance de vencer com um pênalti, mas Mahrez isolou a cobrança.

Já no jogo do returno, no Etihad Stadium, o Manchester City novamente endureceu o confronto e quebrou a então invencibilidade do Liverpool na Premier League com uma vitória por 2 a 1, no dia 3 de janeiro de 2019.

OS TÉCNICOS

Montagem Jürgen Klopp e Pep Guardiola

Montagem Jürgen Klopp e Pep Guardiola

Lance

Klopp e Guardiola disputam o título mais uma vez (Foto: AFP)

Rivais desde os tempos de Bundesliga, quando Klopp era o comandante do Borussia Dortmund e Pep Guardiola era o técnico do Bayern de Munique, os treinadores são sempre protagonistas de grandes jogos quando suas equipes se enfrentam, muito por conta de seus estilos até certo ponto semelhantes.

No total, foram 16 embates entre os 'professores' contando Alemanha e Inglaterra, e o técnico alemão leva a melhor. Klopp tem oito vitórias e Guardiola tem seis, com apenas dois empates entre os dois.

CHAMPIONS LEAGUE

Tottenham x Manchester City

Tottenham x Manchester City

Lance

City perdeu para os Spurs na UCL (Foto: AFP)

Aliada a disputa da Premier League, a Liga dos Campeões está afunilando e chega aos seus últimos momentos, justamente com Liverpool e Manchester City entre os oito times que restaram nas quartas de finais da competição mais importante do Velho Continente.

Nos jogos de ida, o Liverpool venceu o Porto por 2 a 0 e o City foi derrotado pelo Tottenham por 1 a 0. Contudo, caso os dois times consigam a classificação para as semifinais, as atenções dos times serão divididas entre as duas competições e o calendário pode acabar sendo fator decisivo na disputa do título inglês.