Corinthians

Futebol Por vaga, Corinthians terá de superar retrospecto ruim contra 'pequenos'

Por vaga, Corinthians terá de superar retrospecto ruim contra 'pequenos'

Dos oitos jogos diante de adversários considerados "menores" no Paulistão, o Timão só teve uma vitória, contra o Botafogo-SP, logo na estreia. Aproveitamento de apenas 29,2%

Lance
Lance

Lance

Lance

Se o Corinthians chegou a esta 12ª rodada do Paulistão dependendo de outros resultados para garantir classificação nas quartas de final, é pelo fato de ter acumulado resultados ruins ao longo das dez primeiras rodadas da competição, principalmente diante dos times "pequenos", espectro em que se inclui o Oeste, adversário no jogo decisivo deste domingo, na Arena Barueri.

Sendo assim, a fim de se classificar para a fase de mata-mata do estadual, o Timão terá de superar esse retrospecto fraco, já que só é possível sonhar com a vaga se bater o Rubrão. Um empate ou uma derrota já elimina a equipe de Tiago Nunes e classifica o Guarani. Portanto, não haverá espaço para repetir os vacilos cometidos no campeonato antes da paralisação por conta do pandemia.

Das oito partidas do Paulistão em que enfrentou times "menores", o Corinthians conseguiu apenas uma vitória, diante do Botafogo-SP, por 4 a 1, logo na primeira rodada da competição. Desde então, o Alvinegro não voltou a vencer adversários dessa lista dos clubes de menos expressão no torneio.

Além do triunfo, são quatro empates: Mirassol (1 a 1), Santo André (1 a 1), Novorizontino (1 a 1) e Ituano (1 a 1), sendo dois dentro de casa e dois como visitante. Outro detalhe é que o resultado contra os últimos três adversários citados foram em sequência, completando cinco rodadas consecutivas sem vencer antes da parada, algo que só foi quebrado no Dérbi de quarta-feira.

Ainda assim, o Corinthians registrou resultados piores, já que foram três derrotas diante de equipes "menores": Ponte Preta (2 a 1), Inter de Limeira (1 a 0) e Água Santa (2 a 1), sendo duas delas fora de casa e uma como mandante. Com esse retrospecto, o Timão conquistou apenas 29,2% dos pontos que disputou nesse cenário. Não é à toa que ficou em situação tão delicada.

Curiosamente, o desempenho nos clássicos foi completamente diferente, razão pela qual o clube permanece vivo na disputa por uma vaga nas quartas. Foram duas vitórias (Santos e Palmeiras) e um empate (São Paulo), 77,8% de aproveitamento, três gols marcados e nenhum sofrido. A capacidade de se dar bem contra os rivais foi importante para bater o Verdão e permanecer na briga pela classificação. Um empate ou uma derrota já teria eliminado o Alvinegro.

Neste domingo, com reais chances de avançar para a fase de mata-mata, o Corinthians terá a oportunidade de se redimir da impressão deixada na primeira parte do campeonato, e para isso tem de vencer o Oeste, na Arena Barueri, às 16h. Mesmo que dependa do resultado de Guarani x São Paulo (no mesmo horário) para se classificar, o primeiro passo é somar os três pontos.

Últimas