Com o fim do Brasileirão, o que acompanhar no futebol internacional?
Após o título do Palmeiras, a bola volta a rolar para os principais clubes do país apenas em janeiro, com os estaduais
Futebol|Do R7
O Campeonato Brasileiro de 2023 chegou ao fim na última quarta-feira (6). Depois de uma temporada eletrizante, com decisões na rodada final e grandes craques desfilando seu futebol, os clubes entram de férias e só voltam à ação a partir de janeiro, com a disputa dos campeonatos estaduais.
Com isso, muitos começam a planejar o fim de ano sem o futebol nacional e voltam sua atenção para as disputas na Europa e na Arábia, já que a temporada está em andamento. Por esse motivo, a reportagem preparou um resumo especial das principais ligas do Velho Continente e da Saudi Pro League na temporada 2023-24.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Premier League: o fim da dinastia?
Acostumado com o domínio do Campeonato Inglês, o Manchester City tem encontrado dificuldades para encaixar seu melhor jogo e está apenas em quarto lugar, a seis pontos da liderança.
Seguindo encaixado e mostrando-se mais maduro, o Arsenal, que deixou o título escapar em 2022-23, está na ponta da tabela, com 36 pontos, seguido de perto pelo Liverpool. Quem completa o G4 é o ótimo Aston Villa de Unai Emery, que conta com uma grande fase do brasileiro Douglas Luiz.
O Tottenham de Ange Postecoglou chegou a liderar e também se mostra um bom candidato à briga pelo troféu. O Manchester United e o Chelsea são decepções até o momento, com futebol pobre e poucas aspirações na competição.
Newcastle, Brighton e West Ham continuam a ser interessantes de assistir, e o Everton novamente dá indícios de que não terá uma temporada fácil, já rondando a briga contra o rebaixamento nesta primeira metade.
LaLiga: um novo protagonista
Na Espanha, o Real Madrid e o Barcelona não fazem uma temporada brilhante, mas vêm contando com a individualidade de seus craques e mostrando competência para vencer os compromissos. Os merengues lideram, com 38 pontos, enquanto os blaugranas estão em terceiro, com 34.
Em segundo lugar está um surpreendente e muito consistente Girona, que encara uma invencibilidade de sete jogos e tem o mesmo número de pontos do Real, perdendo apenas nos critérios.
Fechando o G4, o Atlético de Madrid tem 31 pontos (e um jogo a menos) e se mostra cada vez mais ofensivo sob o comando de Diego Simeone. Real Betis, Real Sociedad e Athletic Bilbao, de olho nas vagas continentais, são equipes altamente constantes por cima; na parte de baixo, Sevilla e Celta de Vigo não correspondem às expectativas e brigam para fugir do perigo do descenso.
Série A: a queda dos campeões
Depois de uma sequência de quatro campeões em quatro anos, o Campeonato Italiano deve repetir um dos vencedores do período. Caminhando mais adiante, a Inter de Milão (35 pontos) e o Juventus (33 pontos) brigam pela liderança jogo a jogo, mostrando um ótimo futebol com Simone Inzaghi e Massimiliano Allegri.
Logo depois, o Milan, mesmo com o criticado trabalho de Stefano Pioli, ocupa a terceira colocação; a Roma, que teve um péssimo início em 2023-24, decolou e já está em quarto.
O Napoli, atual campeão, perdeu Luciano Spalletti e colhe os frutos de um péssimo trabalho feito por Rudi Garcia, contentando-se com a quinta colocação. Lazio, Atalanta e Fiorentina devem brigar pelas vagas europeias se mantiverem um jogo regular.
Na parte de baixo, a Salernitana não empolga e é lanterna, depois de ter começado mal a jornada com Paulo Sousa, ex-Flamengo e já demitido do cargo.
Bundesliga: hora de fazer história
O sentimento na Alemanha é de que 2023-24 marcará uma temporada histórica para o Bayer Leverkusen. A equipe comandada por Xabi Alonso é uma das melhores de todo o continente, seja estatisticamente, seja futebolisticamente, e lidera o Campeonato Alemão, sonhando com o primeiro título de sua história.
O Bayern de Munique, que venceu as últimas 11 competições, quer evitar o fim da soberania e está em segundo, a três pontos de distância.
O Borussia Dortmund, que brigou até a última rodada pelo triunfo em 2022-23, não repete as boas atuações e ocupa apenas a quinta colocação. Eintracht Frankfurt, Stuttgart, RB Leipzig e Borussia Monchengladbach fazem boas partidas e são interessantes de acompanhar; na luta para não cair está o Union Berlin, que disputa a Champions League mas é lanterna da liga alemã, com apenas 7 pontos.
Ligue 1: mais do mesmo
No Campeonato Francês, quem continua a dar as cartas é o Paris Saint-Germain, que lidera com certa tranquilidade. Nice, Monaco e Lille são os times que mostram qualidade suficiente para ser uma ameaça, mas precisam torcer por uma queda de rendimento dos comandados de Luis Enrique para roubar a ponta. Olympique de Marselha, Lens e Nantes fazem bons jogos e devem brigar até o fim pelas vagas europeias.
Quem está no posto de completa decepção na liga é o Lyon, que tem apenas uma vitória em 14 jogos e está na lanterna da competição. A equipe já passou pela demissão de Fabio Grosso, mas o interino Pierre Sage ainda não virou a chave, com duas derrotas em dois compromissos. Vida difícil para um time que, no papel, não tem nível para se contentar com a parte de baixo da tabela.
Liga Portugal: que ruja o leão
O Campeonato Português não entrega tantas emoções na parte de baixo da tabela, com a briga contra o rebaixamento resumindo-se a modestas equipes, como Arouca, Vizela, Chaves, Rio Ave e Estoril. No topo da classificação, porém, a sempre acirrada disputa pelo título parece reservar mais uma época de equilíbrio.
Quem lidera a competição é o Sporting de Rúben Amorim, que foi longe na última Europa League e segue a pegada de 2023-24, com 31 pontos. Logo atrás, vêm o Benfica e o Porto, com 29 e 28 pontos, respectivamente. Em quarto, o Braga não deixa a distância crescer e tem 26, também de olho na peleja pelo troféu.
Eredivisie: campeão virtual?
No Campeonato Holandês, quem quer encerrar um jejum que completará seis anos em 2024 é o PSV. Caminhando a passos largos para o título, a equipe comandada por Peter Bosz venceu recentemente um confronto direto contra o Feyenoord e abriu dez pontos na liderança. Os rivais tentam seguir a caça e têm 35 pontos, ainda longe na briga.
O Ajax, por outro lado, encarou uma crise gigante na reta inicial, perdendo clássicos, lidando com protestos de torcedores e flertando com o rebaixamento, mas já ressurgiu na competição e saltou da primeira lanterna de sua história para a sexta posição, com 21 pontos.
Saudi Pro League: a nova era da bola
O Campeonato Saudita, impulsionado pelo aporte financeiro do PIF local, cresceu mundialmente e se tornou um novo alvo dos holofotes. Recheado de estrelas como Neymar, Cristiano Ronaldo e Benzema, a liga ganhou força e tem o muito tradicional Al-Hilal, comandado por Jorge Jesus, solitário na liderança, com um futebol de alto nível. O Al-Nassr, do craque português, é segundo e ainda sonha com a caça aos primeiros colocados.
Al-Ittihad e Al-Ahli, os outros dois afortunados pelo PIF, também jogam um bom futebol e estão na briga pela parte de cima da tabela. Entre os mais modestos, o Al-Ettifaq, que tem Gerrard no comando, é outra equipe boa para acompanhar, assim como o Al-Taawoun, treinado pelo brasileiro Péricles Chamusca.
Quando volta o futebol brasileiro?
O título do Palmeiras no Brasileirão decretou de vez as férias para os atletas que estiveram em ação durante o ano. Agora, o retorno oficial dos grandes clubes aos gramados acontecerá em meados de janeiro, para a disputa dos estaduais.
É campeão! Veja as imagens da comemoração do 12º título brasileiro do Palmeiras