Futebol Como se virar sem Gabigol? Opções e risco do Flamengo sem o artilheiro

Como se virar sem Gabigol? Opções e risco do Flamengo sem o artilheiro

Rubro-Negro recebe o Inter nesta quarta-feira, pela ida das quartas da Libertadores, e Jorge Jesus terá que jogar sem o seu camisa 9 pela terceira vez

Rubro-Negro recebe o Internacional nesta quarta-feira, pela ida das quartas da Libertadores, e Jorge Jesus terá que jogar sem o seu camisa 9 pela terceira vez

Lance

Lance

Lance

Na tarde desta terça-feira, o Flamengo externou uma notícia que viria a ser uma tremenda dor de cabeça para a torcida: Gabigol não foi relacionado para o jogo desta quarta, contra o Internacional, pela ida das quartas de final da Libertadores, no Maracanã. O centroavante não se recuperou de um desconforto muscular na coxa esquerda. E agora?

Gabigol é o artilheiro do Flamengo e do futebol brasileiro na temporada, com 24 gols em 34 jogos. A sua ausência, inevitavelmente, será sentida em campo, apesar do trunfo estádio lotado. Jorge Jesus terá que adaptar um novo time.

O risco

Desde que assumiu, Jesus não pôde escalar Gabigol em dois jogos, ambos pelo Brasileiro: contra o Bahia, em derrota por 3 a 0, e contra o Grêmio, vitória por 3 a 1. Um fator marcou as partidas citadas: a queda de aproveitamento de finalizações no alvo, sobretudo diante do Tricolor baiano, o único fora de casa (confira todos os números após a Copa América abaixo). Dá para dizer que este é um risco que não se pode ocorrer perante uma equipe mais encardida e em ótima fase, como a do Colorado.

Contra o Bahia, aliás, Jesus optou por não escalar dois "avançados". Na frente, atuou Bruno Henrique, municiado por três meias (Arrascaeta, Gerson e Everton Riveiro) que se alternaram pelos lados e por trás do camisa 27. O rendimento foi desastroso, mesmo com Berrío entrando em prol de mais agressividade.

Por falar no atacante colombiano, ele foi a opção do Mister no jogo seguinte, contra o Grêmio. Berrío iniciou no corredor direito, contando com uma aproximação de Gerson. Arrascaeta foi quem mais pisou na área, cumpriu funções que seriam de Gabigol e se destacou na peleja, sendo o maior finalizador (três certas e duas erradas), com direito a um gol marcado.

Quem pode e (não pode) entrar

Ou seja, na última partida sem Gabigol, Jorge Jesus encontrou uma "solução improvisada" para manter a ótima média de gols do time. E deu certo. A aguardar se Berrío voltará a ser reutilizado entre os titulares, tendo em vista as poucas opções (Lincoln e Vitor Gabriel, por exemplo, não estão relacionados).

Cabe destacar ainda que Éverton Ribeiro e Vitinho (recuperado de lesão no joelho) também são opções possíveis para o Flamengo de Jesus conseguir vazar a sólida defesa do Inter, composta por Víctor Cuesta e Rodrigo Moledo, desde o primeiro minuto. Lucas Silva e Reinier correm por fora.

Como o Flamengo deve jogar sem Gabigol:

Confira o aproveitamento do Flamengo em finalizações após a Copa América:

Athletico 1x1 Flamengo, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil:
50% de aproveitamento - 5 finalizações certas

Flamengo 6x1 Goiás, no Maracanã, pelo Brasileirão:
60,7% de aproveitamento - 17 finalizações certas

Flamengo 1x1 Athletico, no Maracanã, pela Copa do Brasil:
50% de aproveitamento - 5 finalizações certas

Corinthians 1x1 Flamengo, na Arena Corinthians, pelo Brasileirão:
60% de aproveitamento - 3 finalizações certas

Emelec 2x0 Flamengo, no George Capwell, pela Copa Libertadores:
33,3% de aproveitamento - 3 finalizações certas

Flamengo 3x2 Botafogo, no Maracanã, pelo Brasileirão:
50% de aproveitamento - 6 finalizações certas

Flamengo 2x0 Emelec, no Maracanã, pela Copa Libertadores:
40% de aproveitamento - 4 finalizações certas

Bahia 3x0 Flamengo, na Arena Fonte Nova, pelo Brasileirão:
9,1% de aproveitamento - 1 finalização certa (SEM GABIGOL)

Flamengo 3x1 Grêmio, no Maracanã, pelo Brasileirão:
​43,7% de aproveitamento - 7 finalizações certas (SEM GABIGOL)

Vasco 4x1 Flamengo, no Estádio Mané Garrincha, pelo Brasileirão:
72,7% de aproveitamento - 8 finalizações certas

Os relacionados do Flamengo para o jogo: