Copa América 2019
Futebol Colômbia vence Qatar e avança às quartas de final da Copa América

Colômbia vence Qatar e avança às quartas de final da Copa América

Com gol de Zapata aos 40 minutos, colombianos conquistaram vaga para próxima fase da competição. Do outro lado, qatáris se complicam

copa américa 2019


Foi no sufoco, mas a Colômbia se garantiu antecipadamente nas quartas de final da Copa América. Nesta quarta-feira (19), Los Cafeteros venceram o Qatar por 1 a 0, no Morumbi, em São Paulo, em confronto válido pelo Grupo B. O único gol da partida foi marcado por Zapata, aos 40 minutos. Com o resultado, a equipe comandada por Carlos Queiroz fica na liderança, com seis pontos, em dois jogos disputados, e fica, no mínimo, na segunda colocação. Os qatáris amargam a derrota no fim e somam apenas um na competição, mas tem chances de avançar.

Na terceira e última rodada da primeira fase da Copa América, as seleções voltam a campo no domingo, às 16h (de Brasília). Em Salvador (BA), na Fonte Nova, a Colômbia enfrenta o Paraguai. No Rio Grande do Sul, na Arena do Grêmio, o Qatar encara a Argentina.

IMPONENTE
A Colômbia fez a valer o favoritismo no começo do jogo. Logo aos cinco minutos, o zagueiro Roger Martínez, em posição de impedimento, desviou, e o bandeirinha marcou a infração. Em seguida, James Rodríguez cabeceou sozinho dentro da área, mas foi para fora. Depois foi vez de Cuadrado, que parou na defesa do goleiro qatári. Além disso, o atacante Zapata foi muito acionado pela esquerda. Os asiáticos, por sua vez, arriscaram menos, mas mostraram contra-ataques rápidos e que assustaram os defensores colombianos.

PRESSÃO
​O panorama da segunda etapa não se alterou. Los Cafeteros pressionaram, enquanto os qatáris ficaram ainda mais recuados. Logo no início, o atacante Roger Martínez aproveitou a bola sobrada na grande área e chutou na marcação. O árbitro marcou pênalti no toque de mão. No entanto, o lance foi revisado pelo VAR e a penalidade foi anulada. Depois disso, James Rodríguez e Mina tiveram chances de balançar a rede.

DEMOROU, MAS SAIU
Parecia que a Colômbia iria fazer um gol só na semana que vem com tantas as chances desperdiçadas ao longo do jogo. Aos 40 minutos, houve a sintonia entre o toque de classe de James e bom posicionamento do 'gigante' Zapata. O camisa 10 lançou o atacante, que colocou no fundo da rede para encaminhar a classificação na competição. No final, o camisa 7 perdeu um gol inacreditável e alguns jogadores discutiram, mas o árbitro acalmou os ânimos.

COLÔMBIA 1x0 QATAR

Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/Hora: 19/06/2019, 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Luis Murillo (VEN) e Nicolas Tarán (URU)
VAR: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes VAR: Anderson Daronco (BRA) e Richard Trinidad (URU)
Público/Renda: 22.079 / R$ 5.385.300,00
Cartão Amarelo: Madibo, Pedro Miguel, Afif Uribe

Gols: Zapata (40'/2ºT)

COLÔMBIA: Ospina; Medina (Arias; intervalo), Davinson Sánchez, Mina e Tesillo; Barrios, Uribe e Cuadrado (Falcao Garcia; 18'/2ºT); James Rodríguez, Duván Zapata e Martínez (Luis Díaz; 29'/2ºT).​ Técnico: Carlos Queiroz.

QATAR: Al Sheeb; Pedro Miguel, Hatem (Boudiaf; 20'/2ºT) e Khoukhi; Salman, Hassan, Al-Rawi, Madibo e Al Heidos (Doozandeh; 37'/2ºT); Afif e Amoez Abdulla. Técnico: Felix Sánchez.