Lance Filho de Robert Scheidt vence Copa Brasil de Estreantes em Ilhabela

Filho de Robert Scheidt vence Copa Brasil de Estreantes em Ilhabela

Velejador Erik Scheidt conquistou o título enquanto o time do Rio de janeiro ganhou o Brasileiro por Equipes. As duas competições foram realizadas no Canal de São Sebastião

Velejador Erik Scheidt conquistou o título enquanto o time do Rio de janeiro ganhou o Brasileiro por Equipes. As duas competições foram realizadas no Canal de São Sebastião


O 47° Campeonato Brasileiro de Optmist, que está sendo disputado em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, foi palco de mais uma história com o lema "filho de peixe, peixinho é".

Na Copa Brasil de Estreantes, Erik Scheidt, que representa a Flotilha Borrachudo, de Ilhabela, venceu mais uma regata e terminou a segunda do dia na segunda colocação, garantindo a medalha de ouro. Erik é filho de Robert Scheidt, bicampeão olímpico e 15 vezes campeão mundial na vela.

O segundo lugar também foi para a flotilha local com Ian Borgstrom. As duas últimas regatas aconteceram próximo à praia de São Francisco, local mais abrigado do vento sul que soprou forte o dia todo no Canal de São Sebastião.

"Foi legal velejar nesse lugar bonito com os amigos. Uns dias foram mais difíceis que os outros, mas, o que eu mais gostei foi de ficar com os amigos. Agora não sou mais estreante e vou ter que treinar mais lá na Itália", disse Erik, que vive no lago de Garda, ao norte do país.

Já os velejadores veteranos disputaram o Campeonato Brasileiro por equipes, evento que teve 16 times de Sã Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, DF e do Chile. A regatas começaram às 9h30 da manhã em frente à praia do Perequê. A competição teve um formato eliminatório, com uma equipe correndo contra a outra em seis etapas mais a final, que foi em melhor de três.

Os times do Rio Grande do Sul 1 e Rio de Janeiro 1 fizeram uma final eletrizante, com disputas acirradas e muita marcação. A primeira regata foi vencida pelos cariocas e a segunda, pelos gaúchos, deixando a decisão para a terceira prova. No final o título ficou com o time do Rio de Janeiro, formado por Bernardo Martins, Diogo Petersen, Pedro Muricy e Joana Gonçalves.

“Fomos a equipe que mais treinou e por isso conseguimos o resultado que queríamos. A comunicação em uma regata de equipe é bem diferente, conversamos o tempo todo, algo que não acontece na regata individual. Em um campeonato por equipes é como se os quatro velejadores fossem um só”, afirmou Diogo. Os quatro são atletas do ICRJ.

Resultados:

Copa Brasil de Estreantes
1. Erik Scheidt, Ilhabela, 7 pontos perdidos
2. Ian Borgstrom, Ilhabela, 14 pp
3. Davi Neves, ICSC, 19 pp
4. Eduardo Almeida, ICRJ, 31 pp
5. Marina Uegama, YCSA, 33 pp

Campeonato Brasileiro por Equipes
1. RJ1 - Bernardo, Diogo, Muricy, Joana
2. RS1 - Gustavo, Erik, Alexandre, Maria Eduarda
3. SC1 - Clara, Fernando, João, Guilherme, Lívia

Com o fim dos dois campeonatos, os velejadores ganharam o sábado de folga e a CBVELA aproveitará o dia para apresentar novas classes para os atletas, uma vez que o limite de idade para velejar de Optmist é 15 anos. Eles poderão velejar de Snipe, Laser, 420 e 29er na Escola de Vela Lars Grael.

A programação do 47º Brasileiro de Optimist segue com as regatas dos Veteranos até o dia 15, sempre a partir das 13h. O evento é classificatório para o Sul-Americano, que será disputado em Algarrobo, no Chile, em abril. As regatas podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal Vela Viva no Youtube e Facebook. Os resultados podem ser vistos no aplicativo APVela (disponível para Android e iOS).


Programação:

12/1
Dia livre

13/1
13h: Regatas Brasileiro de Optimist

14/1
13h: Regatas Brasileiro de Optimist

15/1
13h: Regatas Brasileiro de Optimist
20h: Cerimônia de encerramento e premiação

    Access log