Novo Coronavírus

Lance Federação do Rio espera autorização para voltar com Carioca quinta-feira

Federação do Rio espera autorização para voltar com Carioca quinta-feira

Assembleia durou 8h e ficou decidido retomar estadual dia 18, com Flamengo e Bangu; Botafogo e Fluminense discordaram e terá nova reunião nesta terça

Lance
  • Lance | por Lance

Partidas seriam nos estádios do Maracanã e do Engenhão

Partidas seriam nos estádios do Maracanã e do Engenhão

Divulgação Maracanã

Foram mais de oito horas de uma reunião online, mas ainda há algumas arestas em torno da volta do Campeonato Carioca para ser aparadas. Em Arbitral online que terminou na madrugada desta terça-feira, Ferj e clubes já têm uma data para a volta da competição: no dia seguinte ao aval da Prefeitura do Rio de Janeiro. A tendência é de que o Estadual recomece já nesta quinta-feira, com o confronto entre Flamengo e Bangu. No entanto, Fluminense e Botafogo se opuseram veementemente a um retorno no fim deste mês e com isso foi convocada nova assembleia para esta terça-feira.

A Ferj precisa de aval da Prefeitura do Rio de Janeiro nesta quarta-feira para que  competição seja retomada com jogos sem a presença de público. As partidas seriam disputadas preferencialmente nos estádios do Maracanã, Nilton Santos e São Januário. A bola está sem rolar no Estadual desde 16 de março. 

Longa Negociação

A longa duração da reunião Arbitral (que começou às 17h e teve um intervalo entre 21h40 e 22h40, antes de retomar as tratativas) foi causada pelo desacordo entre os clubes quanto ao dia do retorno. O Flamengo, representado pelos dirigentes Bruno Spindel e Cacau Cotta, indicou que está em condições de medir forças com o Bangu (que foi um dos primeiros clubes a voltar aos treinos) o mais breve possível.

O Vasco (que teve Alexandre Campello como representante e enfrentará o Macaé na próxima rodada) e os demais representantes também manifestaram o desejo de voltar a campo. Contudo, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, não concordou com a volta neste mês e indicou que a retomada aconteça em julho. O Botafogo, representado por Nelson Muffarej, também se opôs ao retorno imediato.

Por fim, foi permitido que Flamengo e Bangu joguem dia 18, no jogo que oficializará a retomada. No dia seguinte, Portuguesa e Boavista entrarão em campo. Embora tenham jogos previstos para o dia 22, tanto Fluminense (que pega o Volta Redonda) e Botafogo (que encara a Cabofriense) fizeram duras críticas à volta neste dia. O Tricolor acenou com a chance de retorno na Taça Rio a partir do dia 29 de junho.

Outras novidades

Além da sugestão de uma data, o Arbitral oficializou algumas medidas em torno da sequência do Campeonato Carioca:

- Está permitido a cada equipe fazer até cinco substituições, com três paradas (além do intervalo); 
- Será permitido inscrições de até 12 atletas amadores (anteriormente, o limite era quatro para jogadores utilizados nas categorias de base);
- Caso um jogador tenha trocado de clube no estado no decorrer desta paralisação, terá aval para disputar o Campeonato Carioca por sua nova equipe.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook.

Últimas