Jogos de Tóquio estão garantidos mesmo com morte por coronavírus

Presidente do comitê organizador, Yoshimo Mori cita 'rumores irresponsáveis' e afirma que torneio acontecerá sem qualquer adiamento ou cancelamento 

Jogos Olímpicos de 2020 serão em Tóquio

Jogos Olímpicos de 2020 serão em Tóquio

Lance

A epidemia de coronavírus na China é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma emergência global. Com isso, a proximidade das Olimpíadas na vizinha Tóquio assombra a população asiática e traz a possibilidade de afetar o maior evento esportivo do mundo. Nesta sexta, o governo japonês confirmou a morte de uma mulher de 80 anos, moradora da região metropolitana de Tóquio por coronavírus, a primeira no país, o que traz um alerta para os próximos meses que antecedem os jogos.

O Ministério da Saúde do Japão alegou que a relação da morte da idosa com o coronavírus ainda não é clara. Contudo, informou que o teste para identificar a infecção deu positivo para o Covid-19. No entanto, após criticar o possível adiamento ou cancelamento dos Jogos e colocar como "rumores irresponsáveis", o presidente do comitê organizador dos Jogos, Yoshimo Mori, voltou a negar que o surto da doença afete o evento.

"Gostaria de deixar claro novamente que não estamos considerando o cancelamento ou o adiamento dos Jogos. Deixem-me esclarecer isso", ressaltou Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020.

Restam apenas 162 dias para a cerimônia de abertura, e após declarações do presidente, membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), como Dr. Richard Budgett, diretor médico e científico, fazem visita técnica em Tóquio para averiguar as condições da cidade para receber os Jogos.

Outros eventos cancelados na Ásia
​Diversos eventos esportivos foram cancelados, adiados ou mudaram de sede para saírem da China, em virtude da epidemia da pneumonia viral, oficialmente chamada COVID-19. Alguns deles são classificatórios para as Olimpíadas de Tóquio. Apesar disso, o COI ressalta que a programação para os Jogos não vai ser alterada, e a cerimônia de abertura está marcada para o dia 24 de julho.

Nesta quinta, o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Xangai foi adiado e pode ser cancelado. A corrida estava marcada para o dia 19 de abril e será remarcada para garantir a saúde de todos. Além dele, outros eventos esportivos programados na Ásia também podem ser adiados se a epidemia se expandir.

A atual edição das Olimpíadas não é a primeira a enfrentar problemas relacionados a saúde pública. Às vésperas do Rio 2016, ocorreu um surto do vírus Zika no Brasil, que assustou a população e, sobretudo, os estrangeiros. Porém, a programação dos Jogos não sofreu qualquer alteração. O maior evento de esporte do mundo só foi cancelado, desde a sua era moderna (a partir de 1896), durante as duas guerras mundiais.

Amor está no ar! Boleiros mostram lado romântico no Valentine's Day