Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Conmebol ameaça Peñarol com portões fechados e até mudança de jogo para outro país

Entidade estuda ainda mudança de local caso autoridades não garantam segurança da partida

Lance

Lance|Do R7

Botafogo venceu o Peñarol por 5 a 0 no jogo de ida (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF) Botafogo venceu o Peñarol por 5 a 0 no jogo de ida (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)/Botafogo venceu o Peñarol por 5 a 0 no jogo de ida (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

A Conmebol advertiu a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) que não aceita a determinação do governo do Uruguai que proibe a presença da torcida do Botafogo no duelo com o Peñarol, no Estádio Campeón Del Siglo, nesta quarta-feira (30). A entidade exigiu a liberação da presença de cerca de 1.600 torcedores brasileiros que compraram ingressos, em carta enviada à AUF. Caso contrário, o jogo de volta das semifinais da Libertadores pode ocorrer com portões fechados ou até mesmo em outro país (veja a carta abaixo).

O Lance! apurou que a Conmebol deu prazo até esta terça-feira (29), às 10h, no horário do Paraguai e de Brasília, ao Peñarol e ao Ministério do Interior do Uruguai, para garantir que os torcedores do Glorioso que compraram ingresso para o jogo tenham acesso ao estádio.

Entenda o caso

Nesta segunda-feira (28), governo do Uruguai proibiu a presença de torcedores do Botafogo no segundo jogo da semifinal da Libertadores, marcado para esta quarta-feira (30) contra o Peñarol, no Estádio Campeón del Siglo, às 21h30 (de Brasília). A medida foi tomada após conflitos registrados no jogo de ida, no Rio de Janeiro, quando o Botafogo venceu por 5 a 0.


O ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, solicitou oficialmente à AUF (Associação Uruguaia de Futebol) que a partida tenha torcida única, citando “razões de segurança” para evitar novos conflitos. O pedido à AUF foi reforçado por meio de um ofício do Ministério do Interior, Pasta do Governo do Uruguai, que recomendou que a associação tome as providências necessárias junto à Conmebol para garantir que o estádio seja exclusivo para a torcida do Peñarol.

Nota oficial do Botafogo


“O Botafogo discorda veementemente das decisões das autoridades uruguaias. O clube acredita que o Uruguai é um país que reúne plenas condições para garantir a realização do duelo com total segurança. O Botafogo reafirma ainda que é contra qualquer tipo de violência e que preza por uma disputa leal em campo.

O regulamento é claro no sentido de que a obrigação da manutenção da segurança é de responsabilidade do Clube Local ou da Federação/Confederação Nacional. Em face do que foi apresentado, está evidente que o Peñarol e a Polícia de Montevidéu (Policia Nacional do Estado Maior - Ministério do Interior) assumiram a incapacidade em garantir a segurança de torcedores e delegações de ambas as equipes. O Botafogo acredita que essa infração do regulamento não deve passar impune pela Conmebol. Por este motivo, estamos acompanhando junto à entidade os desdobramentos para assegurar o estrito cumprimento do regulamento da competição.


Uma decisão unilateral como esta abre um precedente muito perigoso para a competição, pois o critério de ‘falta de segurança’ poderá ser usado por qualquer outra agremiação para impedir a entrada da torcida visitante nos jogos da Conmebol. O Botafogo crê que o clube que não garantir segurança da torcida visitante não pode ser beneficiado por suas próprias falhas.

As tensões existentes devem ser resolvidas de forma diplomática pelos clubes. Nesse sentido, o Botafogo tomou todas as providências possíveis - incluindo uma comunicação oficial antes do duelo de ida - onde reforçou a importância de que seus torcedores prezassem pela paz e respeito ao adversário, fato que culminou em um comportamento exemplar dos alvinegros. Porém, o que foi visto desde então, por parte da direção do Peñarol, são discursos inflamados e uma posição contrária à boa prática institucional. Em meio a isso, fica o questionamento: ‘Ora, se a direção do Peñarol mostrasse uma postura mais construtiva e pacificadora, estaríamos discutindo este tema de segurança no dia de hoje?’

O Botafogo confia na Conmebol para tomar as medidas cabíveis visando a segurança de todos os envolvidos e a manutenção do equilíbrio esportivo.

Por fim, o Botafogo acionou o Itamaraty, o Ministério dos Esportes e a Polícia Federal/Interpol com o intuito de preservar a segurança dos torcedores que estão em Montevidéu."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.