Lance Atletas ganham nova opção de suplemento para reduzir a fadiga

Atletas ganham nova opção de suplemento para reduzir a fadiga

Anvisa aprova e suplemento utilizado por atletas para reduzir a fadiga chega ao mercado

Lance
Lance

Lance

Lance

Utilizada por atletas e praticantes de atividades físicas do mundo todo para adiar a fadiga durante a prática de esportes, a beta-alanina finalmente foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Aminoácido produzido naturalmente pelo fígado, a beta-alanina age em conjunto com outro aminoácido, a L-histidina, para formar a carnosina, que é capaz de reduzir a acidose responsável pela fadiga nos músculos. Objetivamente, a substância retarda a sensação de queimação muscular que surge durante uma atividade física de alta intensidade, como em esportes como musculação, basquete, handebol, corrida, natação, judô, entre outras.

- A carnosina produz os efeitos tamponante e antioxidante. Uma das causas da fadiga durante os exercícios de alta intensidade é a acidose muscular. A carnosina atua como tamponante dentro da célula, impedindo o aumento da acidose. Já o efeito antioxidante ajuda na recuperação muscular, uma vez que os antioxidantes ligam-se nas moléculas que podem causar lesões nos tecidos e as impedem de agir - explica Daniela Martoni, gerente de produtos da Integralmédica, que lançou a Beta-Alanina Pure no mercado nacional.

Últimas