Lance Agora é oficial: Olimpíada de Tóquio chega ao fim e passa bastão para Paris-2024; Estados Unidos vencem

Agora é oficial: Olimpíada de Tóquio chega ao fim e passa bastão para Paris-2024; Estados Unidos vencem

Americanos vencem os Jogos da diversidade com 39 ouros, apenas um a mais do que a China. Brasil fica em 12º, com 7 ouros e 21 medalhas no total, sua melhor campanha

Lance
Lance

Lance

Lance

Agora é oficial: os Jogos Olímpicos de Tóquio chegaram ao fim neste domingo. Em cerimônia sem público no estádio Olímpico, a Olimpíada no meio da pandemia e que celebrou a diversidade, teve como vencedor os Estados Unidos, que viraram no último dia e terminaram com 39 ouros, um a mais do que a China. O Japão terminou em terceiro, com 27. O Brasil ficou em 12º, com 7 ouros e 21 pódios no total.


A cerimônia começou com seis pessoas carregando a bandeira do Japão. Entre eles, uma moça com deficiência na perna e uma atleta de breaking, esporte que estará no programa olímpico de Paris-2024. Assim, de certa forma, já houve uma passagem de bastão para as paralimpíadas e para os Jogos da França.

Depois, entraram os porta-bandeiras de cada país. O Brasil, de acordo com o alfabeto local, foi só o 151º a entrar, com a ginasta Rebeca Andrade representando o país. Eles fizeram um círculo na metade do gramado do Estádio Olímpico. Num clipe com os melhores momentos dos Jogos, destaque para a própria Rebeca e para Ítalo Ferreira, ouro no surfe.

Logo em seguida, começaram a entrar as delegações, em número reduzido por causa da pandemia e por outros compromissos dos atletas. Entre os brasileiros, Hebert Conceição, ouro no boxe, foi o outro atleta presente.

Parte artística

Um número artístico representa os moradores, os pontos turísticos, geografia de Tóquio, mas também já homenageou Paris, sede dos Jogos de 2024. Depois, cantores apresentaram músicas populares do Japão. Curiosamente, as apresentações foram interrompidas para premiar os atletas das maratonas feminina e masculina, ambas vencidas pelo Quênia. Depois, a cerimônia fez um agradecimento aos voluntários e apresentou quatro estilos de danças típicas do Japão.

Passagem oficial para Paris

Depois, a cerimônia partiu para mostrar vídeos e artes ligadas à capital francesa. Na reta final, houve a passagem da bandeira olímpica da governadora de Tóquio para a prefeita de Paris, seguido por um discurso oficial de encerramento de Thomas Bach, presidente do COI.

Ainda houve tempo para apagar a chama olímpica e um convite, com vídeo, para as Paralímpiadas, que começam no próximo dia 24 de agosto e vão até 5 de setembro.

Últimas