Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Torcedoras do Bahia são alvo de racismo em montagem 

Imagem compara torcedoras a gremistas e circula em grupos de WhatsApp

Bahia|Do R7

Montagem racista circula pelas redes sociais
Montagem racista circula pelas redes sociais Montagem racista circula pelas redes sociais

Uma montagem de cunho racista está circulando pelas redes sociais. A foto compara torcedoras negras, do Bahia, a fãs brancas do Grêmio. Na legenda: "Ainda tem gente que acha que time é tudo igual". 

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

Uma das torcedoras baianas é Edna Matos, de 53 anos, que posou para uma selfie ao lado da filha. Edna só foi se dar conta do que estava acontecendo quando a Prefeitura de Salvador compartilhou a imagem e criticou a intenção do criador da imagem. 

"Primeiro, eu fiquei meio sem entender. Depois, percebi que não era nada engraçado. O sentimento é o mesmo de todas as vezes, por mais que a gente já tenha passado por isso. Senti raiva, depois fiquei triste. Fiquei na dúvida se responderia ou não, mas vi que, além da minha consciência, eu tinha a responsabilidade de responder. Tive o cuidado de não dar ibope para o racismo, quis valorizar minha foto com minha filha", disse Edna ao jornal Extra.

Publicidade

Pelo Facebook, ela se proununciou: "Somos NEGRAS, MULHERES e BELAS (nesta ordem de importância). Poderosas! Donas da porra toda, como se diz aqui na Bahia, inclusive do estádio, que naquela hora era só nosso".

Veja a publicação:

Publicidade

"Ainda tem gente que acha que time é tudo igual" Está circulando nas redes sociais uma montagem feita de uma foto minha...

Posted by Edna Matos on Sunday, August 27, 2017

A filha de Edna, que viu a publicação antes da mãe, preferiu não falar nada — acreditou que a mãe saberia reagir com mais sabedoria. O próximo passo é descobrir quem criou a imagem, para dar entrada em um processo judicial. 

"Isso é crime e precisa ser combatido. O sentimento que mais incomoda é o de impotência. É diferente de quando alguém te agride pessoalmente. Você tem condição de se defender neste caso. Na internet, não tem", disse Edna.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.