Futebol Time de São Bernardo sonha com Série D, mas CBF barra substituição

Time de São Bernardo sonha com Série D, mas CBF barra substituição

Confederação considerou que São Caetano desistiu de disputar a quarta divisão do Brasileirão, o que não daria direito a substituição de vaga

  • Futebol | André Avelar, do R7

Série D do Campeonato Brasileiro deve ser disputada com 67 equipes

Série D do Campeonato Brasileiro deve ser disputada com 67 equipes

Lucas Figueiredo/Divulgação/CBF

Uma substituição estava prevista no ABC Paulista. Saía o São Caetano para a entrada do EC São Bernardo na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no entanto, barrou a operação na última quinta-feira (23), no Rio. A quarta divisão nacional segue sem previsão de início por conta do novo coronavírus.

O EC São Bernardo, quase homônimo do São Bernardo FC, que chegou a disputar o Paulistão, entendia que poderia ocupar a vaga do rival regional — que havia desistido de disputar a competição por conta da crise financeira aprofundada pela covid-19 — por uma espécie de ‘herança da vaga’.

Conhecido como Cachorrão, o time entendia ser dono da vaga por ter sido quarto colocado na Copa Paulista. O São Caetano havia sido campeão, com o XV de Piracicaba vice, e o Mirassol havia sido classificado pela campanha no Estadual do ano passado. A expectativa, era que o São Bernardo ocupasse o grupo A-8, ao lado de Caxias-RS, Joinville-SC, Marcílio Dias-SC, Novorizontino-SP, Pelotas-RS, São Luiz-RS e Tubarão-SC.

“Baseado em muita responsabilidade e orgulho comunicamos oficialmente a FPF o desejo de representar o Grande ABC na Série D (ocupando a vaga legalmente). Estamos preparados para esse novo desafio indo de encontro com a nítida evolução do EC São Bernardo, o Cachorrão”, disse o presidente Felipinho Cheidde.

A CBF não viu a questão da mesma forma. Segundo ela, o São Caetano desistiu da competição, que agora passará a ser realizada com 67 times, um a menos do que o estipulado inicialmente. A FPF (Federação Paulista de Futebol) promete intervir para ajudar o São Bernardo.

Curta a página de Esportes do R7 no Facebook

Pato ajuda campanha de ONG que atende pessoas em situação de rua

Últimas