Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem poder viajar, Del Nero vai se defender na Fifa através de vídeo

Presidente da CBF será questionado sobre corrupção e lavagem de dinheiro

Futebol|

Del Nero, presidente da CBF, irá depor na Fifa por meio de uma videoconferência
Del Nero, presidente da CBF, irá depor na Fifa por meio de uma videoconferência Del Nero, presidente da CBF, irá depor na Fifa por meio de uma videoconferência

O presidente afastado da CBF, Marco Polo Del Nero, vai se defender diante do Comitê de Ética da Fifa por meio de uma videoconferência. Sem poder viajar sob o risco de ser preso, o brasileiro terá advogados em Zurique e uma conexão direta com a Fifa para responder eventuais perguntas.

A partir desta segunda-feira (15), a CBF entrega a defesa de Del Nero, alegando que os documentos usados para afastar o cartola da entidade não prova qualquer tipo de recebimento de propinas. Originalmente, a Fifa havia exigido uma posição da parte da defesa ainda no dia 4 de janeiro. Mas os advogados solicitaram uma extensão do prazo.

O dirigente foi indiciado nos Estados Unidos por corrupção e lavagem de dinheiro. Mas, ao permanecer no Brasil, conseguiu evitar ser preso e extraditado para Nova York, onde seria julgado. Em dezembro, diante das evidências apresentadas por promotores americanos ao tribunal citando a suposta corrupção de Del Nero, a Fifa optou por o afastar por 90 dias, enquanto julgava seu caso.

Se condenado e banido, Del Nero terá de abandonar o futebol, abrindo espaço para eleições na CBF. Mas a defesa do brasileiro insiste que existem duas brechas para desmontar as acusações. A primeira delas é de que, ao contrário do que ocorreu com José Maria Marin, não existiriam provas concretas do recebimento de propinas, que chegariam a US$ 6,5 milhões (aproximadamente R$ 20,8 milhões).

Publicidade

Outro argumento utilizado é de que, em dois anos, a Fifa jamais produziu um só documento de evidências contra Del Nero, baseando toda sua acusação em investigações realizadas por terceiros. No caso, a Justiça dos Estados Unidos.

Uma vez entregue a defesa, Del Nero será ouvido pelo Comitê de Ética, que tem a incumbência de determinar sua pena. A data, porém, está sendo mantida em sigilo por parte da Fifa em razão da confidencialidade do processo. Em Zurique, o Estado apurou que a reunião virtual ocorrerá "nos próximos dias".

Publicidade

A realização de videoconferências com suspeitos ou envolvidos em casos de ética não é exatamente uma novidade no mundo dos esportes. A Corte Arbitral do Esporte, por exemplo, usa o sistema com frequência, inclusive para agilizar os trâmites de casos e não vê como um problema a ausência física da pessoa em questão.

Na Fifa, porém, fontes revelam ao Estado que uma saia-justa pode ser escancarada se algum dos membros do Comitê de Ética resolver fazer uma pergunta simples: "Por qual motivo o suspeito não pode comparecer à audiência para se defender?".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.