Copa do Mundo

Futebol Seleções conhecem adversários da repescagem nesta sexta

Seleções conhecem adversários da repescagem nesta sexta

Países como Portugal, Itália, Rússia, Suécia, Polônia, Turquia e Ucrânia buscam uma vaga na Copa após não se classificarem

  • Futebol | Do R7

Portugal de Cristiano Ronaldo é uma das seleções que vai disputar a repescagem para Copa

Portugal de Cristiano Ronaldo é uma das seleções que vai disputar a repescagem para Copa

PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

As 12 seleções que disputam a repescagem das Eliminatórias Europeias conhecem seus adversários nesta sexta-feira (26), em sorteio realizado na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. No Velho Continente, apenas os primeiros colocados de cada um dos dez grupos se classificam direto para a Copa do Mundo.  

Bélgica, Alemanha, Dinamarca, França, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça e Holanda lideram suas chaves e carimbaram o passaporte rumo ao Catar. Os dez países que terminaram as Eliminatórias em segundo lugar (Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia, País de Gales, Polônia, Macedônia do Norte, Turquia e Ucrânia), mais as duas seleções classificadas com base na pontuação geral da Liga das Nações 2020/21 — Áustria e República Tcheca —, disputam um lugar entre os classificados na repescagem. 

Os 12 países se enfrentarão em modelo que conta com fases semifinal e final, e de lá saem três mais classificados. As seleções serão divididas em dois potes, que serão sorteados entre si. Logo, uma seleção de um pote não pode enfrentar um país do mesmo grupo, como Itália e Portugal, que estão na pote 1.

A divisão das seleções se deu da seguinte forma: as seis melhores campanhas dentre os segundo colocados formam o primeiro pote e disputam a semifinal em casa, jogo único. As demais compõem o segundo pote. Depois das semifinais, um novo sorteio será feito para definir os mandantes das finais.

As seis semifinais acontecem só no dia 24 de março do ano que vem. Já as finais ocorrem no dia 29. Os horários de cada partida serão confirmados pela Uefa durante o sorteio. 

Confira como ficaram os potes da repescagem europeia

Pote 1

Portugal
Escócia
Itália
Rússia
Suécia
País de Gales

Pote 2

Turquia
Polônia
Macedônia do Norte
Ucrânia
Áustria
República Tcheca

Repescagem intercontinental

Na mesma sexta-feira (26), serão sorteados também os duelos da repescagem intercontinental, que contempla seleções da Conmebol, Concacaf, AFC (Ásia) e OFC (Oceania). Serão quatro países disputando as duas últimas vagas para a Copa do Mundo do Catar.

Neste momento, o Peru, com a 5ª colocação nas Eliminatórias da Conmebol, estaria classificando para a repescagem pela América do Sul, enquanto o Panamá, no 4º lugar das Eliminatórias da Concacaf, seria o representante da América do Norte e Central. Na Ásia, Austrália e Emirados Árabes estariam disputando uma vaga nos playoffs, enquanto os duelos na Oceania ainda não começaram.

Arte/R7

Veja grandes contratações no futebol brasileiro que deram errado

Últimas