Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Profut aciona MPF para anular assembleia da CBF

Clubes deveriam ter sido ouvidos na decisão que pode aumentar poder de Del Nero

Futebol|

Com mudança no estatuto, Marco Polo del Nero pode ficar na presidência da CBF até 2027
Com mudança no estatuto, Marco Polo del Nero pode ficar na presidência da CBF até 2027 Com mudança no estatuto, Marco Polo del Nero pode ficar na presidência da CBF até 2027

O Ministério Público Federal (MPF), no Rio de Janeiro, foi acionado para pedir a anulação da assembleia da CBF que realizou manobra estatutária e acabou tirando o poder dos clubes e ampliando o das federação estaduais nas eleições da entidade, na semana passada. Com a manobra, o presidente Marco Polo del Nero pode ficar até 2027 no poder.

Relator do Profut, o programa de refinanciamento das dívidas fiscais dos clubes com a União que traz embutido medidas de responsabilidade a ser cumpridas, o deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) argumenta que por força da Lei Pelé, em seu artigo 22-A, "obrigatoriamente todos os clubes de futebol das Séries A e B deveriam ter participado desta reunião, mas nenhuma agremiação foi convocada".

Nenhum clube foi convidado, ou convocado, para a assembleia, realizada na tarde do dia 23, horas antes de jogo em que o Brasil fez 4 a 1 no Uruguai em Montevidéu. Leite requer a anulação da assembleia e, por consequência, a manobra que deu peso 3 às federações, num total de 81 votos, e 2 para clubes da Série A e 1 para os da Série B - que assim só poderão somar no máximo 60 pontos.

A CBF argumenta que a lei não deixa claro a obrigatoriedade da presença dos clubes nas assembleias e que a nova divisão dá voz a centenas de clubes menores.

Publicidade

O MPF ainda não se pronunciou sobre possível abertura de inquérito para tratar o caso.

EsportesR7 agora também no YouTube. Inscreva-se

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.