Novo Coronavírus

Futebol Premier League retorna com um minuto de silêncio e protocolos

Premier League retorna com um minuto de silêncio e protocolos

Melhor campeonato nacional do mundo volta nesta quarta-feria (17) e terá 92 jogos até 26 de julho próximo; Liverpool está perto do título

  • Futebol | Eugenio Goussinsky, do R7

Premier League terá mais 92 jogos até o fim

Premier League terá mais 92 jogos até o fim

Andy Rain/EFE/19-05-20

Depois de 100 dias e o reinício das competições em vários países, é a vez da Premier League estar de volta.

Leia mais: Liga dos Campeões deve voltar em oito de agosto com novo formato

Considerado pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) o melhor campeonato do mundo, a Premier irá recomeçar nesta quarta-feira (17), sem a presença de público, após ficar paralisada desde o último dia 13 de março, por causa da pandemia de covid-19. 

Leia mais: Messi: Messi: "O futebol, como a vida em geral, nunca será o mesmo"

Na ocasião, o resultado positivo do teste do técnico Mikel Arteta, do Arsenal, foi o ponto de partida para a interrupção. E o esporte se tornou oficialmente mais um dos setores que refletiram o difícil momento da Inglaterra. O país ultrapassou o número de 29 mil mortos por causa da pandemia.

Com a retomada da competição, seguindo alguns protocolos sanitários acertados entre governo, clubes e dirigentes da liga, o objetivo é minimizar os prejuízos de cerca de 1,1 bilhão de euros (R$ 6,38 bilhões) com a parada, segundo estimativa da consultoria Deloitte.

Parte da perda financeira, pelo menos, tem grande chance de ser revertida em médio e longo prazos, já que a Premier League tem obtido lucros nas últimas temporadas, sendo a liga que mais arrecadou no mundo na temporada de 2018-2019, chegando a 5,845 bilhões de euros (R$ 33,3 bilhões), pelo relatório da consultoria.

Após cerca de três semanas desde o retorno aos treinos, as equipes realizarão um total de 92 jogos até o próximo dia 26 de julho. O campeonato será retomado com as partidas entre Aston Villa e Sheffield United e entre Manchester City e Arsenal, válidas pela 28ª rodada, que haviam sido remarcadas por causa da final da Copa da Liga Inglesa. 

O restante das equipes iniciará a 30ª rodada na sexta-feira (19). Dentro das medidas de segurança, foram realizados testes em todos os jogadores e envolvidos nas disputas. De 8.687 testados, somente 16 tiveram resultado positivo para o coronavírus.

Antes de cada partida, haverá um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da pandemia. No uniforme, os times ainda usarão um distintivo com formato de coração, em agradecimento às equipes do NHS (Serviço Nacional de Saúde) britânico e aos médicos que continuam na frente de combate à doença.

Liverpool, próximo do título

O Liverpool, que retorna aos gramados no domingo (21), em clássico contra o Everton, está muito próximo de conquistar o título, ocupando a primeira colocação com 82 pontos, 25 a mais do que o segundo colocado, Manchester City.

Com três vitórias, o Liverpool, em nove rodadas restantes, garantirá o título. Se a conquista se confirmar, será a primeira vez que o time vencerá uma Premier League, cuja primeira edição ocorreu em 1992.

Para o técnico Jurgen Klopp, do Liverpool, o favoritismo precisa ser confirmado dentro de campo. O time realmente vinha caindo de produção nos últimos jogos, tendo perdido para o Watford por 3 a 0 na 27ª rodada e encontrado dificuldades para se recuperar, em casa, vencendo o Bournemouth, que está na zona de rebaixamento, por 2 a 1.

"De qualquer maneira, não somos campeões. Não queremos ganhar uma partida, nem duas. Queremos ganhar as nove, se possível. Seria histórico, não só para o clube. Teremos a oportunidade de ganhar uma quantidade incrível de pontos", declarou Klopp à imprensa inglesa, após a retomada dos treinamentos.

O treinador admitiu que a meta é voltar a jogar bem para ultrapassar os 100 pontos, recorde conquistado pelo Manchester City, de Josep Guardiola, na temporada 2017-2018.

Veja também: Quarentena impõe nova realidade a pais, alunos e educadores de todo o Brasil

Mas os atrativos não se resumem à conquista do título. Além da do campeão, existem mais três vagas para a Liga dos Campeões e, no atual cenário, oito equipes buscam a classificação.

Uma delas é o surpreendente Sheffield United que sonha em conquistar pelo menos a 5ª colocação e se classificar, caso a proibição do City de disputar a Champions, por desrespeitar o fair play financeiro, for mantida.

Já o Tottenham, que na temporada passada chegou à final da Champions, busca se reerguer após um período de baixa, que culminou com a saída do treinador Mauricio Pochettino.

Seu substituto, José Mourinho, no entanto, ainda não mostrou a mesma capacidade de tempos anteriores, e tem tido dificuldade de recolocar a equipe nos trilhos.

A retomada do campeonato, após a paralisação, que pelo menos possibilitou a recuperação do atacante Harry Kane, será mais uma chance para Mourinho reencontrar a eficiência que já o levou a ser campeão da Champions em duas ocasiões.

O Tottenham, vale lembrar, está em uma posição desconfortável na tabela, longe da vaga para a Champions.

E, logo de cara, terá como adversário o Manchester United, mais próximo da vaga, e do qual Mourinho foi demitido no fim de 2018, após uma passagem polêmica, marcadas por críticas ao desempenho do time e conflitos com jogadores como Pogba.

Além da Premier League, também serão realizados os jogos que faltam para completar a FA Cup, em um total de sete, até a grande final, a ocorrer no próximo dia 1 de agosto.

Nos dias 27 e 28 de junho, as quartas de final terão as partidas Leicester x Chelsea; Newcastle x Manchester City; Sheffield United x Arsenal e Norwich x Manchester United, de onde sairão os semifinalistas, que jogarão nos dias 18 e 19 de julho.

Veja a rodada completa neste retorno da Premier League (horário de Brasília).

Quarta-feira (17) - 28ª rodada

Aston Villa x Sheffield United (14h)
Manchester City x Arsenal (16h15)

Sexta-feira (19) - 30ª rodada

Norwich City x Southampton (14h)
Tottenham Hotspur x Manchester United (16h15)

Sábado (20)

Watford x Leicester City (8h30)
Brighton x Arsenal (11h)
West Ham United x Wolverhampton Wanderers (13h30)
Bournemouth x Crystal Palace (15h45)

Domingo (21)

Newcastle United x Sheffield United (10h)
Aston Villa x Chelsea (12h15)
Everton vs Liverpool (15h)

Segunda-feira (22)

Manchester City x Burnley (16h)

Veja os principais jogos de futebol na semana

Últimas