Campeonato Brasileiro

Futebol Por 10º título no Morumbi, Ceni precisa de algo inédito na carreira

Por 10º título no Morumbi, Ceni precisa de algo inédito na carreira

Desde que virou treinador, ex-goleiro nunca venceu o São Paulo, único clube em que atuou. Caso consiga, será campeão brasileiro

  • Futebol | Felippe Scozzafave, do R7

Rogério Ceni pode ser campeão brasileiro com o Flamengo dentro do Morumbi

Rogério Ceni pode ser campeão brasileiro com o Flamengo dentro do Morumbi

Alexandre Vidal/Flamengo

Rogério Ceni está muito perto de levar o Flamengo ao 8º título brasileiro em sua história. A conquista, que seria inédita em sua carreira como treinador, pode ser ainda mais especial para ele - quase como um roteiro de filme -, pois o jogo decisivo será disputado no Morumbi, estádio onde o ex-goleiro é o recordista de jogos e conquistou nove títulos com a camisa do São Paulo.

Em seus mais de 20 anos como jogador do Tricolor, Ceni construiu uma relação especial com o Morumbi. Lá, ele venceu a Supercopa Libertadores da América (1993), Campeonato Paulista (1998 e 2000), Torneio Rio-São Paulo (2001), Supercampeonato Paulista (2002), Copa Libertadores (2005), Campeonato Brasileiro (2006 e 2007) e Copa Sul-Americana (2012).

Ceni venceu a Libertadores no Morumbi

Ceni venceu a Libertadores no Morumbi

Reprodução/Instagram @libertadores

Considerado por muitos são-paulinos como o maior ídolo da história do clube, ele admite que o local é especial para sua carreira: "O Morumbi faz parte da minha história, tenho um respeito muito grande pelo São Paulo e agora estamos em uma nova fase. Quero escrever minha história pelo Flamengo. É uma casualidade o jogo ser no Morumbi. Jogaremos com o maior respeito, vamos enfrentar um grande time que nos fez sofrer bastante esse ano. Vamos ao Morumbi com essa possibilidade de ser campeão brasileiro, com o maior respeito que o São Paulo merece pelo clube que é", disse o técnico flamenguista, em entrevista coletiva após o jogo contra o Internacional.

Porém, apesar do local lhe trazer boas lembranças, o São Paulo como adversário não tem sido tão bom para o ex-goleiro. Em sua carreira como treinador, Ceni já enfrentou o clube sete vezes. E nunca venceu. Foram cinco encontros pelo Fortaleza, com três derrotas e dois empates, com direito à eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil 2020, além de dois pelo Flamengo. E com mais uma queda na Copa do Brasil, com derrotas tanto no Maracanã, quanto no Morumbi.

Aliás, o São Paulo não tem sido uma "pedra no sapato" apenas de Ceni, mas também do Flamengo. Além dos dois confrontos já citados em 2020, o Tricolor ainda goleou o Rubro-Negro no primeiro turno do Brasileirão, por 4 a 1. A última vitória dos cariocas para cima dos paulistas foi em 2017. E o técnico, aliás, estava do outro lado. Foi após a derrota por 2 a 0 na Ilha do Urubu, no Campeonato Brasileiro daquele ano, que ele foi demitido do comando do São Paulo.

Será que chegou a hora de Rogério Ceni vencer o único clube que defendeu como jogador? Se isso acontecer, ele também terá a sua maior conquista na meteórica carreira como treinador. O título, aliás, pode ser conquistado também com empate, ou até mesmo derrota, a depender do resultado do vice-líder Internacional, que enfrenta o Corinthians também nesta quinta-feira.

Maior vitorioso do estádio! Rogério Ceni enfrenta São Paulo no Morumbi

Últimas