Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova derrota dará ao Corinthians aproveitamento de rebaixado

Campanha do Timão no segundo turno tem colocado título em risco

Futebol|Do R7, com Estadão Conteúdo

Jô segue afiado, mas defesa não é a mesma
Jô segue afiado, mas defesa não é a mesma Jô segue afiado, mas defesa não é a mesma

Há algumas rodadas, o Grêmio parecia carta fora da briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Mas, tropeços do Corinthians e resultados positivos da equipe gaúcha fizeram com que o confronto de quarta-feira (18), no Itaquerão, ganhasse ares decisivos. Com a vitória sobre o Coritiba, o Grêmio diminuiu a diferença em relação ao líder para nove pontos e voltou a sonhar com o título. Cenário possível graças à bobeada do Timão.

No primeiro turno o Corinthians foi absoluto e recordista. A equipe terminou a fase de forma invicta, com 47 pontos e aproveitamento de 82,5%, o melhor na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. No entanto, o retrospecto não tem se repetido desde o início do segundo turno. Pelo contrário, a campanha é apenas a 13ª melhor.

Leia também

Foram apenas 11 pontos em 9 jogos disputados (aproveitamento de 40,7%) e quatro derrotas, a última delas no domingo (15), contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. Nas 18 primeiras rodadas do Brasileirão, a equipe foi vazada apenas nove vezes, uma média de um gol a cada duas partidas. No segundo turno, a média é de um gol sofrido por jogo.

“Sabemos que podemos fazer mais. Não chegamos nessa liderança de graça. Vamos sentir nossos erros para voltar a fazer um jogo consistente na quarta”, disse o técnico do Corinthians, Fábio Carille, depois da derrota em Salvador.

Publicidade

Se antes o Corinthians só enxergava Grêmio e Santos no retrovisor, agora viu pintar a sombra do Cruzeiro, melhor equipe do segundo turno com 20 pontos e 74,1% de aproveitamento. O Botafogo, do técnico Jair Ventura, tem a segunda melhor campanha da fase com 18 pontos nos nove últimos jogos.

“Decisão é desde o primeiro jogo. Quem quer conquistar o Brasileiro tem de encarar assim. O jogo contra o Grêmio já era importante antes do resultado do Bahia. É um concorrente direto”, completou Carille. 

Publicidade

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

Caso o técnico do Corinthians tenha feito contas deve ter constatado que uma nova derrota na quarta-feira dará ao líder do campeonato aproveitamento inferior ao do Internacional, rebaixado no Brasileirão 2016. Hoje com 40,7% o clube paulista poderá atingir 36,6%. O Colorado foi rebaixado com 37%.

Publicidade

O goleiro Cássio acredita que, pela situação do Corinthians e o atual momento do Brasileirão, chegou a hora em que não se pode mais errar. “Temos um confronto direto em casa e podemos aumentar a distância. Agora, é mais difícil, pois temos de ter erro zero nesta reta final. Não é hora de colocar culpa em ninguém pelos resultados ruins. Sempre trabalhamos juntos e precisamos manter essa postura”, disse.

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.