Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nos pênaltis, Chivas leva título da Concacaf e se garante no Mundial

Chivas Guadalajara. do México, derrotou o Toronto, do Canadá, na decisão da Liga dos Campeões da Concacaf e está no Mundial de Clubes da Fifa

Futebol|

O Chivas, do técnico argentino Matias Almeyda, campeão da Concacaf
O Chivas, do técnico argentino Matias Almeyda, campeão da Concacaf O Chivas, do técnico argentino Matias Almeyda, campeão da Concacaf

O Chivas sofreu, mas faturou o título da Liga dos Campeões da Concacaf, em confronto encerrado no início da madrugada desta quinta-feira (26) (no horário de Brasília), em Guadalajara, ao vencer o Toronto FC por 4 a 2, nas disputas por pênaltis, depois de ter sido derrotado por 2 a 1 no tempo normal da partida de volta da decisão.

Assim, o time mexicano também se classificou pela primeira vez em sua história para o Mundial de Clubes da Fifa, cuja edição deste ano será realizada em dezembro, nos Emirados Árabes Unidos.

Antes deste duelo no estádio Akron, em Guadalajara, o Toronto havia sido batido por 2 a 1 na partida de ida da final, na semana passada, no Canadá. Porém, conseguiu devolver a vitória pelo mesmo placar no duelo de volta para forçar a disputa por pênaltis.

O Chivas deu a impressão de que a conquista do título seria mais tranquila após fazer 1 a 0 com um gol de Orbelin Pineda aos 18 minutos do primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, entretanto, o time canadense conseguiu a virada com gols do norte-americano Jozy Altidore, aos 25, e do italiano Sebastian Giovinco, aos 43.

Publicidade

Nas penalidades, Oswaldo Alanis, Jesus Godinez, Alan Pulido e Angel Zaldivar converteram as suas cobranças pelo Chivas, enquanto apenas Giovinco e Marco Delgado foram felizes nas batidas do Toronto FC.

O título também fez o Chivas encerrar um jejum de 56 anos, pois não se sagrava campeão da Concacaf desde 1962. "Estou feliz porque o que conquistamos é muito importante e profundo, é a primeira vez que o Chivas poderá participar de um Mundial de Clubes. Estes jogadores deram tudo o que tinham por este sucesso, para fazer história. A união tornou possível o triunfo", comemorou o técnico do Chivas, Matías Almeyda, argentino que depois reforçou: "Foi um grande jogo diante de um grande rival, mas colocamos lá no alto a bandeira do México".

Publicidade

Já o Toronto almejava se tornar o primeiro time da Major League Soccer, a principal liga de futebol dos Estados Unidos, a conquistar o título da Concacaf desde que o Los Angeles Galaxy obteve o feito em 2000.

O troféu obtido pelo Chivas também ampliou o domínio do México na competição continental, cujos últimos 13 campeões foram clubes do país. O último time de outra nação a ganhar o torneio foi o Saprissa, da Costa Rica, em 2005.

Chivas Guadalajara, vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf
Chivas Guadalajara, vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf Chivas Guadalajara, vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.