Novo Coronavírus

Futebol MP-RJ recomenda medidas para retorno do Campeonato Carioca 

MP-RJ recomenda medidas para retorno do Campeonato Carioca 

Documento foi executado após planejamento feito pela Fferj para retomar as atividades dentro do campo ainda nesta semana

  • Futebol | Do R7

Protocolo deve ser elaborado pelos clubes e a Ferj

Protocolo deve ser elaborado pelos clubes e a Ferj

Fernando Maia | Riotur

O MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) expediu, no último domingo (15), recomendações para que o Campeonato Carioca  só seja retomado caso cumpra condições especificas, baseadas em protocolos “técnico-científicos”.

Medida de recomendações foi executada após a realização do planejamento da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) em retomar atividades dentro do campo no próximo final de semana.

Os documentos realizados pelo MP-RJ foram encaminhados para o governador do Rio Wilson Witzel, o prefeito Marcelo Crivella e para a Fferj.

De acordo com as recomendações, o campeonato só deverá ser retomado quando houver um protocolo que leve em consideração as fases da curva de contágio da pandemia e garanta que a retomada dos jogos não terá riscos aos atletas e também aos outros profissionais envolvidos para realização do campeonato.

O protocolo deverá ser elaborado pelos clubes e pela Ferj e aprovado pelas secretarias estadual e municipal de Saúde.

Segundo a Vigilância Sanitária do município, a retomada dos jogos tem previsão de início nesta quinta (18), mas ela só vai acontecer caso seja seguido o protocolo determinado pela Prefeitura do Rio. Algumas das exigências são a entrada nos locais de treinos e de atividades esportivas autorizada apenas para os atletas, equipes técnicas e funcionários de apoio; a limitação do número de pessoas que entram nos locais de treino ou de práticas esportivas, respeitando a ocupação simultânea para atender ao distanciamento mínimo de dois metros ou de quatro metros quadrados por pessoa; e a devida desinfecção antes de cada reutilização das chaves e chaveiros ou cartões magnéticos dos armários, que devem ser de material de fácil higienização, devolvidos a cada uso em urna ou outro recipiente similar a cada.

Ação da promotoria recomenda também que seja preservado o caráter competitivo do evento e a legítima expectativa dos torcedores, com a presença de todos os clubes na competição.

A Ferj afirmou que vai se pronunciar dentro do prazo para o Ministério Público.

Em nota, o governo do Estado disse que a recomendação do MP-RJ quanto à retomada dos jogos de futebol está em análise.

Últimas