Corrupção na Fifa
Futebol Livro sobre corrupção na Fifa será lançado dois dias antes da Copa

Livro sobre corrupção na Fifa será lançado dois dias antes da Copa

Jornalista Ken Bensinger detalha trabalho de promotores e agentes especiais americanos que derrubaram ‘os homens que haviam sujado’ o futebol

corrupção na Fifa, corrupção no futebol, livro, Fifa, Copa do Mundo, Copa 2018, Rússia 2018,

Livro 'Cartão vermelho' será lançado também em português

Livro 'Cartão vermelho' será lançado também em português

Divulgação

O maior caso de corrupção da história do futebol será contado em livro. “Cartão vermelho”, do jornalista canadense Ken Bensinger, será lançado em 12 de junho. A data, dois dias antes da abertura da Copa do Mundo, não é mera coincidência para relatar a queda dos maiores cartolas da Fifa.

Bensinger detalha no livro o resultado de um trabalho de anos em sigilo absoluto de promotores e agentes especiais para “derrubar os homens que haviam sujado o belo jogo”.

O jornalista, que acompanhou o Fifagate do Tribunal do Brooklyn, em Nova York, reuniu documentos e relatos importantes para explicar como funcionava o esquema de subornos envolvendo grandes torneios internacionais.

O autor também se orgulha em dizer que “Cartão vermelho” (Red Card, em inglês) é a “história nunca antes contada da investigação dos Estados Unidos para erradicar décadas de uma corrupção profundamente arraigada no futebol”.

“É muito mais do que um livro de esportes: é um thriller envolto em uma intriga geopolítica com aparições de personalidades como Vladimir Putin e Donald Trump e, em muitos aspectos, um presságio do drama que agora envolve Washington”, disse Bensinger.

Entre os dirigentes brasileiros, José Maria Marin está preso no Brooklyn DC, nos Estados Unidos, aguardando o julgamento em que já foi considerado culpado; já Marco Polo del Nero foi banido do futebol pela Fifa no fim de abril por atos de corrupção. Um dos principais delatores de todo o esquema, o empresário José Hawilla morreu na semana passada.

“Cartão vermelho” será lançado mundialmente em inglês, com versões em português, espanhol e holandês. Edições em italiano e japonês também estão previstas.

Fique por dentro da Copa 2018 no R7 Esportes

R7 Esportes no YouTube. Inscreva-se

​Veja fotos inéditas da concentração do Brasil antes da Copa de 1958