Futebol Jogador croata celebra classificação à Copa com cânticos nazistas

Jogador croata celebra classificação à Copa com cânticos nazistas

Josip Simunic, zagueiro da Croácia, fez referência à Ustase, organização nazista 

Jogador croata celebra classificação à Copa com cânticos nazistas

Simunic, da Croácia, foi infeliz ao entoar cânticos nazistas

Simunic, da Croácia, foi infeliz ao entoar cânticos nazistas

Charlie Crowhurst / Getty Images

Uma classificação para a Copa do Mundo é sempre motivo para se comemorar, ainda mais com a torcida. Porém, não do jeito que o zagueiro da seleção croata e do Dinamo Zagreb. Após a vitória por 2 a 0 sobre a Islândia nas eliminatórias europeias para o Mundial de 2014, o jogador pegou o microfone do estádio e começou a entoar cânticos nazistas, o que gerou uma péssima imagem para o país que virá ao Brasil no ano que vem.   

Com o grito "por nossas terras", seguido da resposta "prontos", o jogador lembrou o canto entoado pela organização de extrema-direita, que seguia os ideais nazistas, a Ustase, que aterrorizou a região da extinta Iugoslávia na época da Segunda Guerra Mundial. O pior é que a torcida, em vez de repreender o jogador, cantou com ele, apoiando-o.   

Sobre o caso, Simunic se mostrou firme no pensamento, mesmo após ser indiciado pela Fifa.  

—Algumas pessoas deveriam aprender um pouco de história. Eu não tenho medo. Eu não fiz nada de errado. Estou apoiando minha Croácia, meu país. Se alguém tem algo contra isso, o problema é da pessoa.  

Vale lembrar que a Croácia já foi autuada pela entidade nas Eliminatórias, quando a torcida fez gestos fascistas durante a partida contra a Bélgica. A situação no Leste Europeu não é nada fácil.

    Access log