Futebol Final em Madri será 1º jogo oficial entre River e Boca fora da Argentina

Final em Madri será 1º jogo oficial entre River e Boca fora da Argentina

Rivais argentinos jogaram cinco vezes fora do país, sempre em amistosos. Três duelos aconteceram no Uruguai, um nos Estados Unidos e outro no México

Boca x River

Boca e River se enfrentaram no estádio Azteca, na Cidade do México, em 2014

Boca e River se enfrentaram no estádio Azteca, na Cidade do México, em 2014

Reprodução/Site Oficial/River Plate

A Espanha será o quarto país a receber o superclássico argentino. Será a primeira vez que os rivais disputarão um jogo oficial fora da Argentina. Nesta quinta-feira (29), a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou que a segunda partida da final da Copa Libertadores terá como palco o estádio Santiago Bernabéu, em Madri — no próximo dia 9 de dezembro.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

Boca Juniors e River Plate já se enfrentaram outras cinco vezes fora da Argentina na história do clássico, sempre em disputas de torneios amistosos.

COSME: Final da Libertadores em Madri. Vergonhosa vitória dos vândalos

Três confrontos foram realizados em Montevidéu, capital uruguaia. Os outros dois aconteceram em Miami (EUA) e na Cidade do México (MEX). O equilíbrio marcou os jogos entre Boca e River no exterior. Foram duas vitórias de cada uma das equipes e um empate.

Violência gerou troca de sede

A mudança da cidade que receberá a decisão da Copa Libertadores 2018 foi provocada pelo tumulto registrado antes do jogo da volta, no dia 24 de novembro, que seria realizado no estádio Monumental de Nuñez, casa do River.

Torcedores do time mandante atacaram o ônibus que transportava a delegação adversária com pedras e pedaços de madeira. Alguns jogadores ficaram feridos e outros sentiram o efeito das bombas de gás lacrimogênio atiradas durante a confusão.

Veja mais: River Plate é punido pela Conmebol por agressões à delegação do Boca

O primeiro jogo da decisão, na semana anterior, também havia registrado problemas. A partida foi adiada devido à forte chuva que atingiu Buenos Aires e prejudicou o gramado da Bombonera — o jogo foi disputado no dia seguinte à data original e terminou empatado em 2 a 2.

Confira a lista dos jogos entre Boca e River fora da Argentina:

29.12.1955 (Montevidéu) — Boca 5 x 2 River

27.02.1978 (Montevidéu) — River 2 x Boca

01.02.1984 (Montevidéu) — Boca 2 x 0 River

15.06.2002 (Miami) — River 2 x 1 Boca

31.05.2014 (Cidade do México) — Boca 1 x 1 River

Arte/R7

Restaurante temático, o Mooca Aires recebe torcedores argentinos:

    Access log