Futebol Fifa confirma exclusão da Rússia da Copa do Mundo do Catar

Fifa confirma exclusão da Rússia da Copa do Mundo do Catar

Adotada em conjunto com a Uefa, a medida é válida para as seleções femininas e masculinas e para todos os clubes do país

  • Futebol | Do R7

A Fifa confirmou nesta segunda-feira (28) a exclusão da Rússia da Copa do Mundo de 2022 e de todas as demais competições oficiais, depois da recomendação feita pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) às federações e aos organizadores de competições para que não contem com a participação de atletas ou dirigentes do país e de Belarus.

A medida se aplica não só às seleções masculinas e femininas da Rússia, mas também a todos os clubes de futebol do país. Além disso, a punição foi decidida em conjunto com a Uefa, logo, equipes como o Spartak Moscou, por exemplo, que disputa a Liga Europa, também estão suspensas de todos os torneios oficiais organizados tanto pela entidade europeia como pela Fifa.

Gianni Infantino, presidente da Fifa

Gianni Infantino, presidente da Fifa

Reuters/Matthew Childs Livepic

Mais cedo, o COI emitiu a recomendação às federações e aos organizadores de eventos, alegando que o objetivo é "proteger a integridade das competições esportivas mundiais e a segurança de todos os participantes".

Neste domingo (27), devido à invasão da Ucrânia, a Fifa já havia divulgado uma série de medidas contra a Rússia – entre elas, que não se disputasse nenhuma partida ou torneio no território nacional e que fossem vetados a bandeira e o hino do país. Com isso, a seleção só poderia jogar com o nome da federação, União de Futebol da Rússia, atuando como mandante em campo neutro e com portões fechados.

De Neymar a Guardiola: veja os gandulinhas que viraram estrelas do futebol mundial

Últimas