Federação Italiana pedirá adiamento da Eurocopa 2020

Futebol de elite ao redor da Europa foi interrompido nos últimos dias por conta da disseminação do coronavírus

Euro está programada para começar no dia 12 de junho

Euro está programada para começar no dia 12 de junho

Divulgação/UEFA

A Federação Italiana de Futebol pedirá que a Eurocopa de 2020 seja adiada por causa da pandemia de coronavírus, na esperança de conseguir completar a temporada da Série A, primeira divisão do Campeonato Italiano, afirmou o presidente da entidade neste domingo (15).

"Vamos propor à Uefa que o campeonato europeu seja adiado", afirmou Gabriele Gravina à emissora de televisão SportMediaset, acrescentando que, como a Serie A, outras ligas ao redor da Europa também estão paralisadas.

“Vamos tentar chegar ao fim deste campeonato porque é mais justo e mais correto após tantos investimentos e sacrifícios de nossos clubes”.

O futebol de elite ao redor da Europa foi interrompido pela disseminação do coronavírus, com competições nacionais e continentais de clubes suspensas ou adiadas.

Representantes de clubes e ligas da Europa e jogadores se reunirão com federações nacionais em uma vídeo-conferência de emergência organizada pela Uefa na terça-feira.

A discussões incluirão a Euro 2020, que deve ser realizada em 12 países europeus, incluindo a Itália, entre 12 de junho e 12 de julho.

Veja também: Presidente da Fifa não garante Eurocopa 2020

Gravina disse esperar que a Serie A possa terminar até 30 de junho, embora não tenha descartado que ela se estenda por mais um mês. Ele também sugeriu que clubes italianos não deveriam treinar por enquanto.

“Se a liga for ser retomada no começo de maio, eu deixaria para lá a questão de treinamentos no momento”, disse. “Vamos deixar os rapazes em casa, eles precisam recuperar a energia física e mental”.