Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Copa do Mundo de 2026 poderá ter 40 seleções, diz Infantino

Presidente da Fifa afirmou ainda que América do Sul pode ter cinco vagas diretas para o mundial

Futebol|Do R7

Gianni Infantino revelou que América do Sul poderá ter cinco vagas para a Copa do Mundo de 2026, além da habitual repescagem
Gianni Infantino revelou que América do Sul poderá ter cinco vagas para a Copa do Mundo de 2026, além da habitual repescagem Gianni Infantino revelou que América do Sul poderá ter cinco vagas para a Copa do Mundo de 2026, além da habitual repescagem

Quando o atual presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, estava concorrendo ao cargo, ainda no ano passado, sua principal proposta de “governo” seria a de aumentar para 40 o número de seleções participantes na Copa do Mundo. E isto pode acontecer no Mundial de 2026. O principal mandatário do futebol mundial falou sobre o tema em entrevista coletiva em Montevidéu.

"Temos que ampliar. A ideia seria a partir de 2026, vamos falar com todos: com os jogadores, com o conselho (da Fifa)", declarou Infantino.

Durante sua campanha para a eleição à presidencia da Fifa, Infantino, então secretário-geral da maior entidade do futebol mundial, usou como exemplo a mudança para a Eurocopa 2016, que mudou de 16 para 24 seleções.

“Eu acredito em expandir a Copa do Mundo, baseado na experiência que tivemos na Europa com a Eurocopa. Olhe para as Eliminatórias, em que alguns times que nunca haviam se classificado conseguiram e outros que sempre se classificaram não conseguiram. (O maior número de vagas) Criou uma dinâmica completamente nova na classificação. Criou um novo entusiasmo. Se você fala sério sobre desenvolver o futebol, isso deve envolver mais associações no melhor evento de futebol do mundo: a Copa do Mundo”, argumentou o secretário-geral da Uefa.

Publicidade

Jogadores da seleção admitem incômodo com posição nas Eliminatórias

Além de aumentar de 32 para 40 o número de seleções participantes da Copa do Mundo da Fifa, Infantino revelou que, caso a proposta seja aceita, a América do Sul contará com cinco vagas diretas para o principal torneio de futebol do planeta. Atualmente, os quatro primeiros colocados das Eliminatórias Sul-americanas garantem vaga direta para o Mundial, além de a quinta melhor seleção ir para a repescagem com o vencedor das Eliminatórias da Oceania.

Publicidade

"Minha proposta para a América do Sul é de cinco (vagas) asseguradas e talvez mais uma disputada em campo", afirmou o presidente da Fifa, fazendo referência de que a América do Sul ainda poderá ter uma vaga disputada na repescagem.

R7 Play: Assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.