Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Copa 2030: Bolívia quer fazer parte de candidatura sul-americana

Postulação apresentada à Fifa já conta com a união entre Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile. Altitude pode ser fator decisivo para bolivianos

Futebol|Caio Sandin, do R7

Reunião entre representantes dos países candidatos ocorreu nesta quinta (21)
Reunião entre representantes dos países candidatos ocorreu nesta quinta (21) Reunião entre representantes dos países candidatos ocorreu nesta quinta (21)

A Bolívia deseja fazer parte do bloco sul-americano que é candidato à sede da Copa do Mundo de 2030. Se, no início, o plano era de uma sede dupla, compartilhada entre Argentina e Uruguai, com o pedido desta quinta-feira (21) a Conmebol pode apresentar um inédita candidatura quíntupla.

Leia também

Isso se dá porque, após a formação original, foram acrescentados aos postulantes o Paraguai e, há uma semana, o Chile completou o quadrangular que apresentou a proposta à Fifa, sendo o único candidato oficial até o momento.

Em reunião com os demais países postulantes, na manhã desta quinta, o ministro boliviano dos Esportes, Tito Monãno, manifestou o desejo de seu país de também sediar alguns jogos do Mundial. O coordenador da candidatura conjunta, Fernando Marín, afirmou que a participação da Boliviana na chapa será avaliada, segundo informações do site uruguaio futbol.com.uy.

Marín confirma que a “Bolivia expresou seu desejo de participar [da candidatura]. Ouvimos o seu ministro dos Esportes e tivemos uma conversa muito amável, mas a decisão será tomada pelos chefes de Estado". Ele ainda confirmou que o presidente da Bolívia, Evo Morales, já enviou um pedido oficial aos líderes dos demais países que compõem o grupo — o uruguaio Tabaré Vázquez, o argentino Mauricio Macri, o paraguaio Mario Abdo Benítez e o chileno Sebastián Piñera.

Publicidade

Desde o princípio o Uruguai tem o desejo de sediar a partida final, em homenagem ao centenário da primeira edição da Copa do Mundo, realizada no país em 1930. Outro fator que pode dificultar a inclusão da Bolívia é a altitude de boa parte do país, sendo que a própria Fifa já chegou a proibir jogos acima de 2.500 metros do nível do mar. Vale ressaltar que a capital do pais, La Paz, se encontra a 3.640 metros.

Por enquanto, o que se sabe é que a Copa do Mundo de 2022 será realizada no Catar, ente os dias 21 de novembro e 18 de dezembro e a de 2026 se dará nos três países mais ao norte da América — Canadá, Estados Unidos e México dividirão as partidas da competição, que promoverá a estreia do formato com 48 seleções.

Publicidade

Para a sede de 2030 são especuladas, ainda, candidaturas da Inglaterra, do Marrocos — com possibilidade de um dupla com a Argélia — e de um grupo eurepeu formado por Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

CR7 se irrita com revés da Juventus e provoca Atlético de Madri na Liga

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.